Conheça a história da Ponte do Brooklyn: uma maravilha da engenharia moderna
A Ponte do Brooklyn foi inaugurada em 1883, em Nova York. É uma das mais antigas pontes suspensas dos Estados Unidos. Veja a seguir, 10 curiosidades sobre a ponte.
1) A construção da Ponte do Brooklyn levou 14 anos e envolveu 600 operários. A ponte foi aberta em 1883, conectando Manhattan e Brooklyn.
2) A Ponte do Brooklyn foi a primeira ponte suspensa por cabos de aço. Na época em que foi construída, seus 1595 pés (486 metros) de extensão a tornaram a maior ponte suspensa do mundo.
3) Pelo menos 20 pessoas morreram durante a construção da ponte. O criador da ponte, John A. Roebling, morreu de tétano após ter o pé esmagado.
4) Emily Warren Roebling, esposa do filho do criador da ponte, assumiu a construção da ponte quando Washington ficou doente. Ela foi a primeira pessoa a cruzar a ponte no dia de sua inauguração.
5) A ponte foi inicialmente chamada de Ponte de Nova York e Brooklyn, depois se tornou Ponte East River até receber o nome oficial de Brooklyn Bridge em 1915.
6) Logo após a abertura da ponte, ocorreu uma tragédia em que 12 pessoas foram pisoteadas até a morte devido a um pânico causado por um boato de que a ponte estava prestes a ruir.
7) Para provar a segurança da ponte, 21 elefantes, incluindo Jumbo, um elefante de 7 toneladas, atravessaram a ponte de Brooklyn a Manhattan.
8) A Ponte do Brooklyn sobe no inverno cerca de três centímetros devido à contração e expansão dos cabos em temperaturas frias.
9) Inaugurada em 24 de maio de 1883, a Ponte do Brooklyn foi a primeira travessia fixa do East River.
10) A primeira pessoa a pular da ponte e sobreviver foi Clara McArthur em 1895.
A Ponte do Brooklyn é mais do que uma passagem, é um símbolo da resiliência e inovação de Nova York.