Dezenas de ossadas humanas foram descobertas no porão de uma antiga igreja católica na cidade de Itacambira, Minas Gerais. Este achado pode revelar práticas e tradições antigas e que foram esquecidas.
A descoberta foi feita por acaso por um grupo de restauradores que trabalhava na igreja, uma construção do século XVIII que faz parte do rico patrimônio cultural e religioso de Minas Gerais.
Durante os trabalhos de restauro, uma seção do piso cedeu, revelando uma escada que levava a um porão esquecido, repleto de ossadas meticulosamente arranjadas.
Embora a presença de um cemitério subterrâneo em uma igreja não seja incomum na história da Igreja Católica, o número e o arranjo das ossadas sugerem uma história mais complexa.
Especialistas investigaram as ossadas encontradas no local e confirmaram que datam de várias épocas, algumas possivelmente remontando aos primeiros dias da igreja.
Esta variação de períodos sugere que o porão pode ter sido usado como um local de sepultamento por séculos, talvez reservado para indivíduos de certa estatura social ou religiosa.
Assista o vídeo:
Dezenas de ossadas humanas são achadas no porão de uma igreja católica em Itacambira, MG. Assustador! pic.twitter.com/vD4By2TcEv
— Pastor Mala (@Prmalaoficial) April 9, 2024
O trabalho de identificação e análise das ossadas será longo e meticuloso. Além de tentar identificar os indivíduos, os especialistas querem entender as circunstâncias de seus sepultamentos.
A igreja comentou o caso e expressou sua cooperação com as autoridades e especialistas envolvidos na investigação.
A diocese local prometeu apoiar os esforços para preservar e documentar a descoberta, garantindo que ela seja integrada ao patrimônio histórico e cultural da cidade de maneira respeitosa e educativa.
Enquanto a investigação continua, a população de Itacambira acompanha com expectativa e querem saber o que essas ossadas revelarão sobre a história de Itacambira e seus antigos habitantes.