Na manhã do dia 6 de fevereiro de 2024, cerca de 10 baleias assassinas foram avistadas presas no gelo flutuante na costa da cidade de Rausu, no leste de Hokkaido, no Japão.
Elas estavam cercadas por blocos de gelo e não conseguiam se mover livremente. A situação era tão crítica que as operações de resgate eram impossíveis. A única esperança era que o gelo se quebrasse e elas pudessem escapar.
Como elas foram descobertas?
Um pescador local foi o primeiro a notar a presença das baleias assassinas no gelo flutuante e comunicou o fato à Estação da Guarda Costeira de Rausu, por volta das 8h30 da manhã.
Uma empresa privada que fazia pesquisas com leões marinhos e outras espécies marinhas na região também registrou o incidente em vídeo.
O vídeo mostrava que todo o oceano estava coberto por gelo flutuante e que as baleias assassinas estavam em uma situação desesperadora.
Um espectador que estava na costa também filmou as baleias assassinas lutando entre os blocos de gelo, logo após as 10h da manhã. Assista:
🚨 Killer whales are trapped in ice near Rausu, Japan. Video taken by Wildlife Pro LLC pic.twitter.com/rYZZcaI6gX
— News Now 24🌐 (@GlobalNewsNow24) February 6, 2024
Por que isso aconteceu?
Segundo o Observatório Meteorológico Regional de Kushiro, o vento estava fraco desde o dia 5 de fevereiro, o que fez com que o gelo à deriva não se movesse muito.
No entanto, na manhã do dia 6, um aviso de formação de gelo foi emitido na região de Nemuro, e as ondas atingiram o gelo à deriva, fazendo com que a área se expandisse.
Isso pode ter aprisionado as baleias assassinas que estavam nadando naquela área.
Qual é o histórico desse problema?
Esse não é o primeiro caso de baleias assassinas presas no gelo flutuante em Hokkaido. Em 2005, um incidente semelhante ocorreu na costa da cidade de Rausu, e a maioria das baleias assassinas morreu na ocasião.
Na época, também não foi possível realizar operações de resgate, devido à extensão e à espessura do gelo flutuante.
Qual é o estado atual das baleias assassinas?
De acordo com Seiichiro Tsuchiya, da LLC “Wild Life Pro”, que tirou fotos das baleias assassinas com um drone, elas não pareciam estar com boa saúde.
Ele disse:
“Por volta das 10h da manhã, encontramos cerca de 13 baleias assassinas enfiando a cabeça para fora de um buraco de 10 metros quadrados, a cerca de 1 km da costa, respirando desesperadamente. Havia também cerca de 3 ou 4 filhotes entre elas. Elas pareciam estar sofrendo muito”.
A cidade de Rausu afirmou que não há nada que possa ser feito, a não ser esperar que o gelo flutuante se quebre e que elas consigam escapar.
Referências: WEB DE NOTÍCIAS DE Hokkaido