O que é Tacacá? Como fazer? Prato típico do Norte virou música de Joelma

Matheus Felipe
6 min
O que é Tacacá, como é feito
Foto composta: Reprodução/TV Globo

A música tem o poder de transcender fronteiras e conectar culturas. Uma dessas conexões é evidente na canção “Voando Pro Pará” da cantora Joelma, onde ela celebra o tacacá, um prato típico da região Norte do Brasil.

Este prato, que é o protagonista de sua música, é mais do que apenas uma refeição – é um símbolo da rica cultura e tradição amazônica.

Vamos explorar o que é o tacacá e de onde ele vem, enquanto mergulhamos na música vibrante de Joelma. Prepare-se para uma viagem culinária e musical ao coração da Amazônia.

O que é Tacacá?

Se você é do Norte do Brasil, provavelmente já conhece o tacacá. Mas se for de outras regiões, talvez ainda não tenha tido a oportunidade de provar este prato típico.

O tacacá é um prato de origem indígena, típico da região amazônica, mais especificamente do Pará, mas também muito apreciado nos estados vizinhos como Acre, Amazonas e Rondônia.

Receita do Tacacá passo a passo - Tacacá é um prato tópico do Norte do Brasil, que se tornou música da Joelma desde 2015
Tacacá é um prato tópico do Norte do Brasil, que se tornou música da Joelma desde 2015 — Foto: Reprodução/Vitor Miranda

Ingredientes do Tacacá

É uma espécie de sopa feita de tucupi, um líquido extraído da mandioca, goma de tapioca, camarão seco e jambu, uma planta que dá um efeito de dormência na boca. Além de temperos, que variam em cada estado.

Alguns ingredientes do tacacá - jambu, tucupi e camarão. A pupunha vai ser digerida no café
Alguns ingredientes do tacacá – jambu, tucupi e camarão. A pupunha vai ser digerida no café — Foto: Rapide

Como é Servido?

O tacacá é servido bem quente em uma cuia. E sim, por mais quente que seja o Norte do país, todo dia é dia de tomar tacacá. Quando bate uma frente fria, as filas para comprar o prato triplicam. “Friozinho” combina com essa iguaria.

Ao pedir o seu, você pode ter suas preferências como “sem goma, por favor”, “muito jambu”, “menos caldo”. No Pará, há o costume de usar um palito de madeira para espetar o camarão e enrolar a folha. Para tomar o resto do caldo, o melhor é só beber diretamente da cuia (colher para quê?).

Sobre a música ‘Voando Pro Pará’ de Joelma

Voando Pro Pará” é uma canção da cantora brasileira Joelma, que faz parte de seu álbum de estreia autointitulado lançado em 2015. 

Eu vou tomar um tacacá
Dançar, curtir, ficar de boa
Pois quando chego no Pará
Me sinto bem, o tempo voa

Voando pro Pará,
Canção de Joelma

A música é uma homenagem ao estado natal da cantora, o Pará, e cita diversos pontos turísticos da capital, Belém, além de comidas típicas da região como tacacá, pupunha e açaí.

A canção foi gravada nos estúdios Somax, em Recife, e produzida pela própria Joelma em conjunto com Tovinho. A música ganhou popularidade viral novamente em 2023, figurando no top 200 brasileiro do Spotify. 

Assista Joelma cantando “Voando Pro Pará” no DVD “Avante ao Vivo Em São Paulo”. Avante é o DVD ao vivo inaugural da carreira solo de Joelma. Ele foi gravado no dia 09 de novembro de 2016, durante um show da cantora na casa Coração Sertanejo, em São Paulo.

O sucesso da música foi atribuído como responsável por despertar um interesse generalizado do público sobre o tacacá, aumentando a procura pelo prato e tornando a iguaria na comida mais pesquisada no Google em 2023 no Brasil. Esse fenômeno foi chamado pela mídia de “Efeito Joelma“.

Em 2024, um remix da canção produzido pelo DJ e cantor Pedro Sampaio foi lançado por Joelma. Esse remix foi gravado durante a gravação do DVD “Isso é Calypso Tour Brasil”, no estádio olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença (conhecido como Mangueirão), em Belém.

Receita do Tacacá passo a passo

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de água
  • 1/2 xícara (chá) de polvilho azedo (ou goma de mandioca)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 500 g de camarão salgado (seco)
  • 4 folhas de chicória
  • 4 dentes de alho bem amassados
  • 3 pimentas-de-cheiro
  • 2 maços de jambu
  • 2 litros de tucupi

Modo de Preparo

  1. Coloque o tucupi em uma panela com o alho bem amassado, o sal, a chicória e as pimentas.
  2. Leve ao fogo. Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por 30 minutos aproximadamente.
  3. Simultaneamente em outra panela, cozinhe o jambu até ficar tenro. Retire do fogo, escorra e reserve.
  4. Lave bem os camarões e leve-os ao fogo em uma panela com 4 xícaras de água. Deixe ferver por aproximadamente 5 minutos. Retire a cabeça e a casca.
  5. Em uma panela, misture o polvilho com a água dos camarões, leve ao fogo e mexa até obter um mingau.
  6. Sirva em uma cuia com uma concha de tucupi, um pouco do mingau, algumas folhas de jambu e os camarões.
Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização