Relembre todos os filmes Sexta Feira 13

Matheus Felipe
20 min
Relembre todos os filmes Sexta Feira 13
Relembre todos os filmes Sexta Feira 13 — Imagem: Paramount Pictures

Sexta Feira 13 é uma das franquias de terror mais famosas e populares do cinema. Criada em 1980, a série conta a história de Jason Voorhees, um assassino em série que usa uma máscara de hóquei e um facão para matar jovens que se aventuram no acampamento Crystal Lake, onde ele morreu afogado quando era criança.

Ao longo dos anos, a saga teve 12 filmes, incluindo um crossover com Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo, e um remake em 2009.

Neste artigo, vamos relembrar todos os filmes Sexta Feira 13, desde o primeiro lançado em 1980 até o mais recente em 2009. Prepare-se para uma viagem sangrenta pela história do terror!

Sexta Feira 13 (1980)

Sexta Feira 13 (1980)
Imagem: Paramount Pictures

O primeiro filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1980, e foi dirigido por Sean S. Cunningham.

O filme apresentava a história de um antigo homicídio em Crystal Lake, que não impedia que alguns jovens montassem um acampamento de verão no bosque.

Moradores supersticiosos advertiam sobre o ocorrido, mas os instrutores Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned prestavam pouca atenção aos mais velhos e acabavam sendo perseguidos por um assassino brutal.

O filme revelava que o assassino era na verdade Pamela Voorhees, a mãe de Jason, que buscava vingança pela morte de seu filho. O filme também tinha uma cena final surpreendente, em que Jason aparecia vivo e atacava Alice no lago.

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 39 milhões de dólares, e se tornou um clássico do gênero slasher, inspirando várias sequências e imitações.

O filme também lançou a carreira do ator Kevin Bacon, que interpretava Jack, uma das vítimas de Pamela.

Leia também:

Sexta Feira 13 – Parte 2 (1981)

Sexta Feira 13 - Parte 2 (1981)
Imagem: Paramount Pictures

O segundo filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1981, e foi dirigido por Steve Miner.

O filme se passava cinco anos após os eventos do primeiro, e mostrava um grupo de adolescentes que se reunia no acampamento Crystal Lake para treinamento, sob a tutela do conselheiro chefe Paul.

Inevitavelmente, Paul relatava a história de Jason Voorhees, um menino que se afogou no campo e cuja mãe assassinou um grupo de conselheiros como vingança.

Ninguém levava a história a sério até que Jason começava, de um modo terrível, a eliminar as pessoas.

O filme revelava que Jason havia sobrevivido ao afogamento, e vivia como um eremita na floresta, usando um saco na cabeça para esconder seu rosto deformado.

O filme foi outro sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 21 milhões de dólares, e consolidou a franquia como uma das mais rentáveis do terror.

O filme também introduziu a personagem Ginny, interpretada por Amy Steel, que se tornou uma das heroínas mais queridas pelos fãs.

Sexta Feira 13 – Parte 3 (1982)

Sexta Feira 13 - Parte 3 (1982)
Imagem: Paramount Pictures

O terceiro filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1982, e foi dirigido por Steve Miner.

O filme se passava um dia após os eventos do segundo, e mostrava um grupo de amigos que se hospedava em uma casa próxima ao acampamento Crystal Lake, sem saber que Jason ainda estava vivo e à solta.

O filme era o primeiro da série a usar o efeito 3D, que tentava aumentar o impacto das cenas de violência e susto.

O filme também era o primeiro a mostrar Jason usando sua icônica máscara de hóquei, que ele pegava de uma de suas vítimas.

O filme foi mais um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 36 milhões de dólares, e se tornou um dos mais populares e lembrados da franquia.

O filme também introduziu a personagem Chris, interpretada por Dana Kimmell, que se tornou uma das sobreviventes mais corajosas e determinadas da série.

Sexta Feira 13 – Parte 4: O Capítulo Final (1984)

Sexta Feira 13 - Parte 4 O Capítulo Final (1984)
Imagem: Paramount Pictures

O quarto filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1984, e foi dirigido por Joseph Zito.

O filme se passava logo após os eventos do terceiro, e mostrava Jason sendo levado para o necrotério, onde ele ressuscitava e voltava a matar.

O filme também mostrava um grupo de amigos que alugava uma casa ao lado da família Jarvis, composta pela mãe Tracy, o filho Tommy e a filha Trish.

O filme era o primeiro a apresentar o personagem Tommy Jarvis, interpretado por Corey Feldman, que se tornaria um dos principais antagonistas de Jason nos filmes seguintes.

O filme também tinha a participação especial do ator Crispin Glover, que interpretava Jimmy, um dos amigos.

O filme foi anunciado como o último da série, e pretendia encerrar a história de Jason de forma definitiva.

O filme mostrava Jason sendo morto por Tommy, que usava seu próprio facão para cortar sua cabeça.

O filme também sugeria que Tommy poderia se tornar o novo assassino, ao mostrar seu olhar perturbado na cena final.

O filme foi mais um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 32 milhões de dólares, e sendo considerado um dos mais violentos e assustadores da franquia.

Sexta Feira 13 – Parte 5: Um Novo Começo (1985)

Sexta Feira 13 - Parte 5 Um Novo Começo (1985)
Imagem: Paramount Pictures

O quinto filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1985, e foi dirigido por Danny Steinmann.

O filme se passava alguns anos após os eventos do quarto, e mostrava Tommy Jarvis, agora um adolescente, sendo internado em uma clínica psiquiátrica, onde ele sofria com alucinações de Jason.

O filme também mostrava um novo assassino usando uma máscara de hóquei e um facão, que matava os pacientes e os funcionários da clínica, além de outras pessoas que cruzavam seu caminho.

O filme revelava que o assassino era na verdade Roy Burns, um paramédico que se vingava da morte de seu filho Joey, que foi assassinado por um dos pacientes da clínica.

O filme foi uma tentativa de criar um novo vilão para a série, já que Jason havia sido morto no filme anterior.

No entanto, o filme foi mal recebido pela crítica e pelo público, que não gostaram da mudança de protagonista, da falta de originalidade e da violência excessiva.

O filme também foi criticado por ter pouca relação com os filmes anteriores, e por ter um final confuso, que sugeria que Tommy poderia se tornar o novo assassino, mas que nunca foi explicado ou continuado nos filmes seguintes.

O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 21 milhões de dólares, e sendo considerado um dos piores da franquia.

Sexta Feira 13 – Parte 6: Jason Vive (1986)

Sexta Feira 13 - Parte 6 Jason Vive (1986)
Imagem: Paramount Pictures

O sexto filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1986, e foi dirigido por Tom McLoughlin.

O filme se passava alguns anos após os eventos do quinto, e mostrava Tommy Jarvis, agora um adulto, tentando destruir o corpo de Jason, que estava enterrado no cemitério de Crystal Lake.

No entanto, ao cravar uma estaca de metal no cadáver, Tommy acidentalmente ressuscitava Jason, que era atingido por um raio e ganhava poderes sobrenaturais.

O filme também mostrava um novo grupo de conselheiros que chegava ao acampamento Crystal Lake, que havia sido reaberto com o nome de Forest Green, e que se tornava alvo de Jason.

O filme foi uma tentativa de trazer Jason de volta à série, depois do fracasso do filme anterior, que usou um impostor como vilão.

O filme também tinha um tom mais cômico e auto-referencial, que brincava com os clichês do gênero e com a própria mitologia da franquia.

O filme também tinha algumas cenas de ação e suspense, que mostravam Jason enfrentando a polícia, os caçadores e até mesmo um grupo de paintball.

O filme foi bem recebido pela crítica e pelo público, que elogiaram o retorno de Jason e o humor do filme.

O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 19 milhões de dólares, e sendo considerado um dos mais divertidos da franquia.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização