Sexta Feira 13 é uma das franquias de terror mais famosas e populares do cinema. Criada em 1980, a série conta a história de Jason Voorhees, um assassino em série que usa uma máscara de hóquei e um facão para matar jovens que se aventuram no acampamento Crystal Lake, onde ele morreu afogado quando era criança.
Ao longo dos anos, a saga teve 12 filmes, incluindo um crossover com Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo, e um remake em 2009.
Neste artigo, vamos relembrar todos os filmes Sexta Feira 13, desde o primeiro lançado em 1980 até o mais recente em 2009. Prepare-se para uma viagem sangrenta pela história do terror!
Sexta Feira 13 (1980)
O primeiro filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1980, e foi dirigido por Sean S. Cunningham.
O filme apresentava a história de um antigo homicídio em Crystal Lake, que não impedia que alguns jovens montassem um acampamento de verão no bosque.
Moradores supersticiosos advertiam sobre o ocorrido, mas os instrutores Jack, Alice, Bill, Marcie e Ned prestavam pouca atenção aos mais velhos e acabavam sendo perseguidos por um assassino brutal.
O filme revelava que o assassino era na verdade Pamela Voorhees, a mãe de Jason, que buscava vingança pela morte de seu filho. O filme também tinha uma cena final surpreendente, em que Jason aparecia vivo e atacava Alice no lago.
O filme foi um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 39 milhões de dólares, e se tornou um clássico do gênero slasher, inspirando várias sequências e imitações.
O filme também lançou a carreira do ator Kevin Bacon, que interpretava Jack, uma das vítimas de Pamela.
Leia também:
Sexta Feira 13 – Parte 2 (1981)
O segundo filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1981, e foi dirigido por Steve Miner.
O filme se passava cinco anos após os eventos do primeiro, e mostrava um grupo de adolescentes que se reunia no acampamento Crystal Lake para treinamento, sob a tutela do conselheiro chefe Paul.
Inevitavelmente, Paul relatava a história de Jason Voorhees, um menino que se afogou no campo e cuja mãe assassinou um grupo de conselheiros como vingança.
Ninguém levava a história a sério até que Jason começava, de um modo terrível, a eliminar as pessoas.
O filme revelava que Jason havia sobrevivido ao afogamento, e vivia como um eremita na floresta, usando um saco na cabeça para esconder seu rosto deformado.
O filme foi outro sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 21 milhões de dólares, e consolidou a franquia como uma das mais rentáveis do terror.
O filme também introduziu a personagem Ginny, interpretada por Amy Steel, que se tornou uma das heroínas mais queridas pelos fãs.
Sexta Feira 13 – Parte 3 (1982)
O terceiro filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1982, e foi dirigido por Steve Miner.
O filme se passava um dia após os eventos do segundo, e mostrava um grupo de amigos que se hospedava em uma casa próxima ao acampamento Crystal Lake, sem saber que Jason ainda estava vivo e à solta.
O filme era o primeiro da série a usar o efeito 3D, que tentava aumentar o impacto das cenas de violência e susto.
O filme também era o primeiro a mostrar Jason usando sua icônica máscara de hóquei, que ele pegava de uma de suas vítimas.
O filme foi mais um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 36 milhões de dólares, e se tornou um dos mais populares e lembrados da franquia.
O filme também introduziu a personagem Chris, interpretada por Dana Kimmell, que se tornou uma das sobreviventes mais corajosas e determinadas da série.
Sexta Feira 13 – Parte 4: O Capítulo Final (1984)
O quarto filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1984, e foi dirigido por Joseph Zito.
O filme se passava logo após os eventos do terceiro, e mostrava Jason sendo levado para o necrotério, onde ele ressuscitava e voltava a matar.
O filme também mostrava um grupo de amigos que alugava uma casa ao lado da família Jarvis, composta pela mãe Tracy, o filho Tommy e a filha Trish.
O filme era o primeiro a apresentar o personagem Tommy Jarvis, interpretado por Corey Feldman, que se tornaria um dos principais antagonistas de Jason nos filmes seguintes.
O filme também tinha a participação especial do ator Crispin Glover, que interpretava Jimmy, um dos amigos.
O filme foi anunciado como o último da série, e pretendia encerrar a história de Jason de forma definitiva.
O filme mostrava Jason sendo morto por Tommy, que usava seu próprio facão para cortar sua cabeça.
O filme também sugeria que Tommy poderia se tornar o novo assassino, ao mostrar seu olhar perturbado na cena final.
O filme foi mais um sucesso de bilheteria, arrecadando mais de 32 milhões de dólares, e sendo considerado um dos mais violentos e assustadores da franquia.
Sexta Feira 13 – Parte 5: Um Novo Começo (1985)
O quinto filme da série Sexta Feira 13 foi lançado em 1985, e foi dirigido por Danny Steinmann.
O filme se passava alguns anos após os eventos do quarto, e mostrava Tommy Jarvis, agora um adolescente, sendo internado em uma clínica psiquiátrica, onde ele sofria com alucinações de Jason.
O filme também mostrava um novo assassino usando uma máscara de hóquei e um facão, que matava os pacientes e os funcionários da clínica, além de outras pessoas que cruzavam seu caminho.
O filme revelava que o assassino era na verdade Roy Burns, um paramédico que se vingava da morte de seu filho Joey, que foi assassinado por um dos pacientes da clínica.
O filme foi uma tentativa de criar um novo vilão para a série, já que Jason havia sido morto no filme anterior.
No entanto, o filme foi mal recebido pela crítica e pelo público, que não gostaram da mudança de protagonista, da falta de originalidade e da violência excessiva.
O filme também foi criticado por ter pouca relação com os filmes anteriores, e por ter um final confuso, que sugeria que Tommy poderia se tornar o novo assassino, mas que nunca foi explicado ou continuado nos filmes seguintes.
O filme foi um fracasso de bilheteria, arrecadando apenas 21 milhões de dólares, e sendo considerado um dos piores da franquia.