Petição pelo fim da escala 6×1 no Brasil atinge 1,2 milhão de assinaturas; Saiba onde assinar

Matheus Felipe
5 min
Foto: Reprodução/Davi Pinheiro

Como a petição pelo fim da escala 6×1 no Brasil conseguiu 1 milhão de assinaturas? Uma petição pública que busca pressionar o legislativo brasileiro a aprovar uma lei contra a escala 6×1 superou 1,2 milhão de assinaturas.

O abaixo-assinado é uma iniciativa do movimento Vida Além do Trabalho (VAT), fundado por Rick Azevedo, ex-atendente de farmácia que trabalhava cinco dias por semana e folgava apenas um.

Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), que propõe a extinção da jornada de trabalho 6x1 e a implementação da escala 4x3 sem redução salarial, conquista adesão inédita no TikTok
Movimento VAT (Vida Além do Trabalho), que propõe a extinção da jornada de trabalho 6×1 e a implementação da escala 4×3 sem redução salarial, conquista adesão inédita no TikTok — Foto: Marie Declercq/UOL

“É de conhecimento geral que a jornada de trabalho no Brasil frequentemente ultrapassa os limites razoáveis, com a escala de trabalho 6×1 sendo uma das principais causas de exaustão física e mental dos trabalhadores. A carga horária abusiva imposta por essa escala de trabalho afeta negativamente a qualidade de vida dos empregados, comprometendo sua saúde, bem-estar e relações familiares”, destaca a petição.

Participação no Congresso Nacional

Em agosto, Rick Azevedo participará de uma audiência pública no Congresso Nacional para discutir a redução das jornadas de trabalho no Brasil. Sua ideia é apresentar aos parlamentares uma petição com, no mínimo, 2 milhões de assinaturas contra a escala 6×1.

Origem do movimento Vida Além do Trabalho

Rick Azevedo, após uma folga insuficiente, recebeu uma ligação da supervisora solicitando que chegasse mais cedo ao trabalho no dia seguinte. Cansado, ele postou um vídeo desabafando sobre a exaustiva jornada de trabalho 6×1.

@rickazzevedo Panfletem na central do Brasil. Acabar com a escala 6X1 virou o sonho central da minha vida. Uma batalha que está me custando muito caro, mas não desanimarei jamais. Rumo a nossa audiência pública no Congresso Nacional. Rumo ao 7 de setembro! 👊 Todos nas ruas pelo #fimdaescala6X1 #vatnasruas ♬ som original – Rick Azevedo

O vídeo viralizou, resultando em uma petição com quase 700 mil assinaturas e na criação de grupos de trabalhadores de todo o país lutando por uma vida além do trabalho.

publicidade

O influencer e ativista, natural de Tocantins e residente no Rio de Janeiro, percebeu que seu vídeo não seria apenas mais um conteúdo viral.

“No vídeo eu indago as pessoas e faço uma convocação: ‘quando é que a gente vai meter o pé na porta e fazer uma revolução relacionada a isso?’.

E aí as pessoas reagem afirmando que ‘sim, a gente precisa agir e retirar a escala 6×1’”, acrescenta Rick, que precisou desistir de duas graduações devido a esse modo de trabalho, além de ter desenvolvido transtornos emocionais.

Impacto da escala 6×1 na vida dos trabalhadores

Após mais de dez anos trabalhando em escala 6×1, Rick destaca que essa prática faz parte de um pensamento escravista dos empresários brasileiros que “acham que o trabalhador é pior que uma máquina”.

O movimento Vida Além do Trabalho surgiu com o objetivo de pôr fim à escala 6×1 e implementar alternativas que promovam uma jornada de trabalho mais equilibrada, permitindo que os trabalhadores desfrutem de tempo para suas vidas pessoais e familiares.

Vida Além do Trabalho movimento pelo fim da escala 6x1
Vida Além do Trabalho movimento pelo fim da escala 6×1 — Foto: Davi Pinheiro/Divulgação

A petição pública já conta com mais de 656 mil assinaturas, reforçando a necessidade de mudanças nas jornadas de trabalho. Rick, que inicialmente publicava conteúdos sobre cultura pop, agora dedica seu TikTok à causa trabalhista, desejando ampliar o movimento.

“Eu percebi que a gente precisaria de um movimento trabalhista organizado para isso e então surge o VAT, que tem como primeira pauta o fim da escala 6×1, mas é um movimento que busca futuramente lutar por outras questões também”, explica Rick.

Para assinar a petição, clique aqui

Deixe seu comentário

“Produtos mencionados neste artigo podem conter links de afiliados Amazon, Mercado Livre, Shopee, Awin ou Lomadee. Ao realizar compras através desses links, você não terá custos adicionais, mas podemos receber uma comissão que nos ajuda criar novos conteúdos para te ajudar a fazer escolhas conscientes e bem informadas.”

Compartilhe este artigo
Siga:
Matheus Felipe é criador de conteúdos em blogueirinho.com, tem 32 anos, mora em Brasília. Formado em Assistente Administrativo, Designer Gráfico e Marketing Digital. Desde 2006 venho contribuindo para a internet com conteúdos valiosos e criativos.
publicidade
Fechar