Desde a sua estreia em 2002, o Big Brother Brasil (BBB) tem sido um palco para dramas, triunfos e, ocasionalmente, desistências.
O BBB 24 teve sua primeira baixa nesta sexta-feira (19), quando Vanessa Lopes decidiu apertar o botão da desistência e abandonar o reality show. A influenciadora digital, que estava envolvida em várias polêmicas na casa, alegou que não aguentava mais a pressão do jogo e a falta de apoio dos outros participantes.
Vanessa não foi a única a desistir do BBB ao longo das 24 edições do programa. Antes dela, outros nove brothers e sisters já pediram para sair da disputa pelo prêmio de R$ 1,5 milhão. Alguns por motivos pessoais, outros por arrependimento, outros por impulso.
Nós vamos relembrar quem foram os desistentes do BBB e o que aconteceu com eles depois que deixaram o confinamento.
Lista de participantes do BBB que já desistiram
Dilsinho (BBB 3)
O primeiro desistente da história do BBB foi Dilsinho, também conhecido como Dilsinho Mad Max. O lutador de artes marciais entrou na terceira edição do programa, em 2003, mas não se adaptou à convivência com os outros participantes. Depois de 25 dias, ele pediu para sair no confessionário, já que na época ainda não existia o botão da desistência.
Dilsinho chegou a dar aulas de jiu-jitsu e karate, mas abandonou a carreira de atleta. Formado em direito, ele se tornou tatuador e se mudou para Campo Grande (MS), onde vive até hoje.
Leonardo Jancu (BBB 9)
Leonardo Jancu foi o primeiro brother a enfrentar o temido Quarto Branco, uma novidade da nona edição do BBB, em 2009. Ele foi indicado pelos líderes para passar três dias no cômodo sem janelas, junto com Ralf e Ton. No entanto, ele não aguentou a pressão e desistiu do reality no segundo dia, apertando o botão vermelho.
Leonardo disse que se arrependeu da decisão, pois achou que estava sendo odiado pelo público. Ele tentou seguir a carreira de ator, mas não teve muito sucesso. Em 2020, ele deu uma entrevista ao Extra e contou que estava trabalhando como corretor de imóveis em São Paulo.
Kleber Bambam (BBB 13)
Kleber Bambam foi o vencedor da primeira edição do BBB, em 2002, mas não teve a mesma sorte quando voltou ao programa em 2013. Ele foi um dos seis ex-BBBs convidados para participar da 13ª edição, mas desistiu após cinco dias, mesmo sendo líder da semana.
Bambam alegou que o seu psicológico não aguentou a pressão do jogo e que preferia sair por cima. Ele se dedicou à carreira de fisiculturista e se mudou para os Estados Unidos, onde mora atualmente.
Tamires (BBB 15)
A dentista Tamires foi uma das desistentes do BBB 15, em 2015. Ela saiu do programa após dois meses, dizendo que estava com muita saudade da família e que não se sentia bem na casa. Ela foi a primeira sister a usar o botão da desistência, que foi criado na 12ª edição.
Tamires comentou a saída de Vanessa Lopes do BBB 24, em entrevista a Quem, nesta sexta. Ela disse que tinha vontade de entrar na casa e falar para ela não desistir, mas que respeitava a decisão dela. Tamires continua trabalhando como dentista e é mãe de uma menina.
Alan (BBB 16)
A dentista Tamires foi uma das desistentes do BBB 15, em 2015. Ela saiu do programa após dois meses, dizendo que estava com muita saudade da família e que não se sentia bem na casa. Ela foi a primeira sister a usar o botão da desistência, que foi criado na 12ª edição.
Tamires comentou a saída de Vanessa Lopes do BBB 24, em entrevista a Quem, nesta sexta. Ela disse que tinha vontade de entrar na casa e falar para ela não desistir, mas que respeitava a decisão dela. Tamires continua trabalhando como dentista e é mãe de uma menina.
Lucas Penteado (BBB 21)
Lucas Penteado foi o desistente mais recente do BBB, antes de Vanessa Lopes. Ele saiu do BBB 21, em 2021, após quase duas semanas de jogo. Ele se envolveu em várias confusões na casa, sendo alvo de preconceito, rejeição e humilhação por parte de alguns participantes.
Lucas ganhou o apoio do público, que fez duas vaquinhas online para arrecadar R$ 1,5 milhão para ele. Ele também recebeu propostas de trabalho e participou de vários programas de TV. Em 2023, ele protagonizou o filme “Nosso Sonho”, o mais visto do cinema nacional naquele ano.
Tiago Abravanel (BBB 22)
Tiago Abravanel foi o desistente do BBB 22, em 2022. Ele saiu do programa após quase seis semanas, sendo o primeiro a usar o botão da desistência naquela edição. Ele disse que não queria mais jogar e que estava satisfeito com sua trajetória.
Tiago continuou sua carreira de ator e cantor, fazendo sucesso em musicais e novelas. Ele também apresentou um programa de culinária no SBT, emissora de seu avô, Silvio Santos.
Bruno Gaga (BBB 23)
Bruno Gaga foi o desistente do BBB 23, em 2023. Ele saiu do programa após um mês, dizendo que estava com muita ansiedade e que não queria mostrar um lado seu que não gostava. Ele também disse que estava com pena de uma fatalidade que aconteceu na casa, mas não revelou qual foi.
Bruno voltou para sua carreira de humorista, fazendo shows de stand-up e participando de programas de comédia. Ele também lançou um canal no YouTube, onde faz paródias de celebridades e situações do cotidiano.
Vídeo do BBB: Relembre os participantes que pediram para sair do BBB: de Dilsinho a Tiago Abravanel. Assista:
Vanessa Lopes (BBB 24)
Vanessa Lopes foi a primeira participante a desistir do BBB 24, após 12 dias de confinamento. A influenciadora digital apertou o botão da desistência na madrugada desta sexta-feira (19), depois de se envolver em diversas polêmicas na casa.
Vanessa alegou que estava sofrendo muito com a pressão do jogo e com as críticas dos outros brothers. Ela também disse que estava com saudades da família e do namorado, que ficaram do lado de fora.
A saída de Vanessa causou surpresa e comoção entre os demais participantes, que tentaram consolá-la e convencê-la a ficar. Alguns deles também se sentiram culpados por terem brigado com ela ou não terem dado apoio suficiente.
Vídeo do BBB: Vanessa Lopes aperta o botão da desistência e está fora do jogo. Assista:
Conclusão
Essas desistências refletem não apenas os desafios emocionais e psicológicos enfrentados pelos participantes, mas também a evolução do programa ao longo dos anos. Cada participante deixou uma marca única na história do BBB, seja por motivos pessoais, familiares ou por simplesmente não se adaptar ao ambiente do reality show.