Foto de Daniel Alves é removida de museu do Bahia após condenação por estupro

Matheus Felipe
4 min
Foto de Daniel Alves é removida de museu do Bahia após condenação por estupro
Foto composta: Reprodução/Leonardo Góes / ge

Daniel Alves, condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual, teve sua imagem retirada do museu do Bahia, localizado na Arena Fonte Nova, em Salvador.

O lateral se profissionalizou no clube baiano, onde atuou até 2002, antes de se transferir para o Sevilla, da Espanha. A imagem de Alves estava gravada em uma parede ao lado de jogadores históricos do clube.

Imagem de Daniel Alves (na ponta esquerda) é retirada do Museu do Bahia
Imagem de Daniel Alves (na ponta esquerda) é retirada do Museu do Bahia — Foto: Felipe Oliveira
Imagem de Daniel Alves (número 13) é retirada de parede de Museu do Bahia
Imagem de Daniel Alves (número 13) é retirada de parede de Museu do Bahia — Foto: Leonardo Góes / ge

O Globo Esporte (GE) confirmou na tarde de uma quinta-feira que a imagem de Alves não está mais na parede do museu. Quando procurado para comentar sobre o assunto, o Tricolor optou por não se pronunciar.

Situação em Juazeiro

Em Juazeiro, terra natal de Daniel Alves na Bahia, o jogador também foi homenageado com uma estátua em tamanho real, inaugurada em 2020. Desde a condenação do jogador, moradores têm cobrado a retirada da obra.

Estátua de Daniel Alves foi inaugurada em Juazeiro em 2020
Estátua de Daniel Alves foi inaugurada em Juazeiro em 2020

A Prefeitura de Juazeiro informou que vai aguardar o trânsito em julgado (decisão definitiva) para definir o que vai fazer sobre a estátua e não irá se posicionar até a conclusão do processo.

Desde a prisão do jogador, a estátua foi vandalizada por moradores da cidade pelo menos duas vezes. Em uma dessas ocasiões, Ney Alves, irmão de Daniel, defendeu o jogador por meio das redes sociais.

Estátua de Daniel Alves foi vandalizada em Juazeiro em setembro de 2023
Estátua de Daniel Alves foi vandalizada em Juazeiro em setembro de 2023

A condenação de Daniel Alves na Espanha

Além do tempo na prisão, Daniel Alves foi sentenciado a um período de cinco anos em liberdade vigiada, a ser cumprido após a pena na prisão. Ele deve se manter afastado da casa ou do local de trabalho da vítima por pelo menos um quilômetro e não entrar em contato com ela.

Alves também deve pagar uma indenização de 150 mil euros (R$ 805 mil) por danos morais e físicos e arcar com as custas do processo.

Daniel Alves é condenado a 4,5 anos na Espanha
Daniel Alves durante julgamento em Barcelona — Foto: JORDI BORRAS

Os advogados da vítima haviam pedido a pena máxima para o jogador, de 12 anos. A promotoria do caso pediu nove anos de prisão. A defesa de Daniel Alves buscava a absolvição do lateral.

Os advogados do brasileiro pediram que fossem aplicados como atenuantes: intoxicação alcoólica, reparação de dano via pagamento de 150 mil euros (R$ 801 mil), e violação do direito fundamental do acusado. No entanto, no texto da sentença, apenas o pagamento da multa foi aceito como atenuante.

Na Lei Espanhola, “agressão sexual” é o termo que abrange todos os delitos de conteúdo sexual. Daniel Alves cumpre prisão preventiva há 13 meses, desde o dia 20 de janeiro de 2023. O lateral está preso no Centro Penitenciário Brians 2, nos arredores de Barcelona.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização