A família de Fausto Silva esclareceu a prioridade do apresentador na fila de transplante e detalhou seu recente procedimento. Após passar por um transplante de coração em 27 de agosto de 2023, Faustão recebeu um novo rim em 26 de fevereiro deste ano.
Em uma publicação realizada na sexta-feira, 1º, na página do Instagram “Faustão do Meu Coração”, dedicada a compartilhar histórias sobre doação de órgãos, os familiares do famoso mencionaram uma portaria do Governo de São Paulo.
“No caso dele, em especial, a prioridade se deu por conta de transplante prévio de órgão sólido”.
Processo de priorização na fila de transplante
Faustão iniciou sua jornada na fila para transplante de rim em 6 de fevereiro, ocupando a 13ª posição. Os critérios de priorização estabelecidos pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo foram rigorosamente seguidos.
Conforme a Resolução Estadual SS 06 de 2019, os critérios de priorização incluem: impossibilidade total de acesso à diálise; pós-transplante de outro órgão e pós-doação renal.
Entrada no Hospital Albert Einstein
O apresentador foi admitido no Hospital Albert Einstein, localizado na zona sul de São Paulo, no domingo, 25, após o agravamento de uma doença renal crônica.
Durante o procedimento cirúrgico, o centro médico emitiu uma nota afirmando que Faustão foi encaminhado à unidade “após o Einstein ter sido acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo e ter realizado a avaliação sobre a compatibilidade do órgão doado”.
Faustão vinha enfrentando problemas renais há algum tempo, conforme relato do jornalista Flávio Ricco, amigo do apresentador, que indicou que a necessidade do procedimento já era conhecida desde o momento em que ele foi submetido ao transplante de coração.
Faustão falou sobre transplante de rim
Mais uma semana e estou em casa, liberado. Para quem fez um transplante do coração, o de rim é mais tranquilo.
Faustão