Conheça o Shahed-136: drone ‘kamikaze’ do Irã no ataque a Israel

Matheus Felipe
3 min
Conheça o Shahed-136 drone 'kamikaze' do Irã no ataque a Israel
Foto: Reprodução/SkylineGTRFreak

Shahed-136 é um drone kamikaze não tripulado, tem sido uma peça-chave no arsenal do Irã desde o início de sua fabricação em 2021. Com um peso de 200 quilos, o drone tem um alcance impressionante de até 1.500 quilômetros e pode atingir velocidades máximas de até 185 quilômetros por hora.

O ataque a Israel

Neste sábado, 13 de abril, dezenas de drones Shahed-136 foram empregados pelo Irã em um ataque a Israel, conforme relatado pela agência de notícias iraniana IRNA.

Este ataque foi uma retaliação ao bombardeio israelense à embaixada iraniana na Síria, que resultou na morte de comandantes da Guarda Revolucionária no início do mês.

Características do Shahed-136

Shahed-136 drone 'kamikaze'
Shahed-136 drone ‘kamikaze’ — Foto: Reprodução/SkylineGTRFreak

O Shahed-136 é um drone kamikaze não tripulado com design de asa delta. De acordo com a agência Reuters, este design confere ao drone uma baixa assinatura radar.

A combinação de design em asa delta e capacidade de voo em baixa altitude torna a detecção do Shahed-136 por radares de sistemas de defesa aérea extremamente difícil.

O site de notícias especializado em armamentos, Army Technology, informa que o drone de ataque portátil pode carregar até 40 quilos de ogivas na seção do nariz e pode ser montado e lançado a partir de um caminhão militar ou comercial.

Fabricação do Shahed-136

O Shahed-136 foi criado pela Shahed Aviation Industries, do Irã, e fabricado pela Corporação de Indústrias de Fabricação de Aeronaves iraniana (HESA, em inglês).

Especificações Técnicas do Shahed-136

As especificações técnicas do Shahed-136, conforme fornecidas pelo site Army Technology e pela Royal United Services Institute (Rusa), são as seguintes:

  • Alcance: de 1.000 a 1.500 km.
  • Velocidade máxima: 185 km/h.
  • Peso: 200 quilos.
  • Comprimento: 3,5 metros.
  • Largura: 2,5 metros.
  • Início da fabricação: 2021.

O Shahed-136 em ação

Uma vez lançado, o Shahed-136 segue um caminho pré-programado, que pode incluir o máximo de curvas e desvios possível para dificultar as defesas aéreas, de acordo com a Reuters.

Também, o Irã vendeu drones Shahed-136 para a Rússia utilizar na guerra contra a Ucrânia. Segundo a Reuters, o drone foi usado em diversos ataques russos ao longo do conflito.

Enfim, o Shahed-136 se destaca por sua portabilidade, capacidade de ataque e, acima de tudo, pela furtividade proporcionada por seu design inovador.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização