Comissão aprova projeto para ‘obrigar celulares a emitir som na hora da foto’

Matheus Felipe
2 min
Comissão aprova projeto para 'obrigar celulares a emitir som na hora da foto'
Foto: Freepik

O projeto, apresentado pelo deputado José Guimarães (PT-CE) e apoiado pelo relator Florentino Neto (PT-PI), propõe a inclusão de um som similar ao obturador das câmeras fotográficas analógicas. Esse som seria reproduzido sempre que uma foto ou vídeo fosse captado pelo dispositivo.

Também o ruído teria que ter altura suficiente para ser ouvido a uma distância razoável e não poderia ser desabilitado ou modificado nas configurações do aparelho.

Objetivo e justificativa

A principal justificativa por trás desse projeto é coibir violações de privacidade e casos de assédio moral, evitando a captura indevida de imagens.

Essa medida está alinhada com a Lei Carolina Dieckmann, que pune invasões de computadores ou celulares, e busca fortalecer a proteção dos cidadãos no ambiente digital.

Se aprovada, lei vai exigir um som similar ao de obturador de câmeras fotográficas analógicas
Se aprovada, lei vai exigir um som similar ao de obturador de câmeras fotográficas analógicas — Foto: Freepik

Próximos passos

Após a aprovação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, o projeto seguirá para análise na Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI) e na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Se for aprovado nessas instâncias, poderá seguir diretamente para o Senado, sem a necessidade de votação na Câmara dos Deputados.

Comparação internacional

A exigência de som na hora de tirar fotos e vídeos não é uma novidade mundial. Países como Japão e Coreia do Sul já adotam essa medida como forma de coibir a captura indevida de imagens íntimas.

No entanto, nos Estados Unidos, uma proposta semelhante, o Camera Phone Predator Alert Act, proposto em 2009, ainda não foi aprovada.

Considerações finais

A iniciativa do Brasil em seguir o exemplo de outros países visa promover maior segurança e respeito à privacidade dos cidadãos.

Se o projeto for aprovado, essa mudança terá um impacto significativo no cenário dos dispositivos móveis e na forma como as pessoas lidam com a fotografia digital.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização