Nesta sexta-feira (19), o Japão entrou para a história ao se tornar o quinto país a realizar um pouso bem-sucedido na Lua, juntando-se à extinta União Soviética, Estados Unidos, China e Índia. A missão japonesa, no entanto, se destacou pela precisão sem precedentes, com a nave pousando a meros 100 metros do alvo inicial.
Japão é o quinto país a pousar na Lua com a sonda SLIM
A sonda Slim, da missão japonesa, fez sua aproximação final sob o olhar atento e silencioso da sala de controle. O pouso ocorreu às 12h20, horário de Brasília. A nave japonesa, equipada com um sistema de última geração, foi capaz de detectar obstáculos e reposicionar o robô para um pouso seguro e preciso.
“Se um pesquisador quiser estudar uma pedra específica ao lado de uma cratera lunar, poderemos atender a este pedido”, disse um cientista da agência espacial japonesa. No entanto, apesar do sucesso do pouso, a equipe enfrentou um contratempo: os painéis solares pararam de gerar energia, colocando em risco o segundo objetivo da missão, que é analisar minerais e buscar evidências que ajudem a entender a origem da Lua.
A temperatura na superfície lunar, que pode ultrapassar -120ºC, acelera o processo de descarga da sonda, semelhante a um aparelho eletrônico comum. Ainda não se sabe se os painéis voltarão a funcionar.
Apesar dos desafios, um professor da Universidade de Leicester, no Reino Unido, vê a missão como uma demonstração de que o Japão pode ser um parceiro confiável dos Estados Unidos no programa da Nasa que pretende levar astronautas para a Lua nos próximos cinco anos.
A última vez que o homem pisou na lua foi em 1972, e até agora, apenas os americanos conseguiram isso. As dificuldades nas missões podem atrasar ainda mais as futuras viagens.
Em uma nota relacionada, a nave não tripulada americana Peregrine, lançada com o objetivo de ser a primeira missão de uma empresa privada a pousar na Lua, sofreu uma falha no sistema de pilotagem e retornou à Terra na quinta-feira (18), sem chegar perto da Lua.
Como foi o pouso da sonda do Japão na Lua
Assista o vídeo do UOL, onde mostra a Sonda SLIM – Módulo lunar do Japão pousando na Lua: