O Burger King, conhecido por suas campanhas publicitárias ousadas e provocativas, recentemente lançou uma campanha com Kid Bengala, um ex-ator pornô.
No vídeo, que foi publicado nas redes sociais do Burger King e do próprio Kid Bengala, o ex-ator comentava sobre o tamanho do sanduíche Whopper, afirmando: “Quem disse que tamanho não é documento nunca viu esse exagero”. A campanha, criada pela Jotacom, tinha como objetivo promover a oferta de dois sanduíches Whopper pelo valor de R$ 25.
Logo após a publicação do vídeo nas redes sociais, muitos usuários criticaram o tom da campanha, considerando-a apelativa.
A Decisão do Burger King
Em resposta às críticas, o Burger King optou por retirar o vídeo de suas redes sociais. Em um comunicado divulgado no fim da tarde de quinta-feira, 15, a empresa afirmou que a decisão foi tomada para evitar ampliar “as discussões e polarização nas redes”.
A marca reiterou que a campanha “Exagero”, apesar de divertida e repleta de trocadilhos, tinha como objetivo único entreter seu público-alvo, majoritariamente jovem e maior de 18 anos.
Comunicado do Burger King
O comunicado do Burger King na íntegra é o seguinte:
“O BK sempre foi reconhecido por ser uma marca com uma comunicação moderna, bem-humorada e provocativa, que chama a atenção e cria conversas nas redes sociais. Assim, nós sempre conseguimos ampliar a nossa voz e nossos produtos por meio de campanhas icônicas, como a que realizamos para comunicar o retorno do King em Dobro, por exemplo. Para comunicar a promoção de 2 Whopper por R$ 25, criamos a campanha “Exagero”, que de forma divertida, traz trocadilhos que têm por objetivo único entreter o nosso público, majoritariamente jovem a partir de 18 anos. Para não ampliarmos as discussões e polarização nas redes, optamos por retirar o material do ar.“
Burger King Brasil