O Natal é uma das festividades mais celebradas em todo o mundo. Mas você já parou para pensar sobre as curiosidades e fatos interessantes que cercam essa data? Neste artigo, vamos explorar as 10 maiores curiosidades sobre o Natal, abordando suas origens, formas de comemoração e muito mais.
Origens do Natal
1. Data de Comemoração
A celebração do Natal no dia 25 de dezembro foi estabelecida apenas no ano de 350 pelo Papa Júlio I. A data foi escolhida para coincidir com as comemorações de uma festa pagã em homenagem ao deus Sol Invictus, no período do solstício de inverno.
2. Origem Pagã
As origens do Natal remontam a antigas celebrações pagãs, como Deus Sol Invicto (25 de dezembro), Calendas (de 1 a 5 de janeiro) e a Saturnália (de 17 a 23 de dezembro).
A festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano.
Curiosidades Sobre o Natal
3. Primeiras Bolas Natalinas
As primeiras bolas natalinas, usadas como artigos decorativos, eram feitas de pedras e maçãs, servindo como adornos para árvores do tipo pinheiro ou carvalho.
4. Festa das Luzes
Para os hindus, a figura de Jesus Cristo é uma encarnação de uma das principais entidades divinas da sua religião, chamado de Vishnu. As celebrações do dia 25 de dezembro para os hinduístas, refere-se à Festa das Luzes.
5. Troca de Presentes
De acordo com as crenças cristãs, com o anúncio do nascimento de Jesus Cristo, os três reis magos viajaram pelo deserto levando presentes, ouro e mirra para o recém-nascido. Desta forma, a troca de presentes tornou-se uma tradição de Natal.
6. Árvore de Natal
A árvore de Natal é um dos símbolos mais emblemáticos da festa. Nem todo mundo monta o presépio, mas a árvore de Natal é quase sempre presente nas casas durante a época natalina.
7. Papai Noel
O Papai Noel procura representar São Nicolau, um bispo do século III, que era conhecido por adorar crianças e lhes oferecer presentes.
8. Fim de Relacionamentos
De acordo com estatísticas da rede social Facebook, a maior taxa de fins de relacionamentos acontece nas duas semanas que antecedem o Natal.
9. A Maior Meia de Natal
A maior meia de Natal do mundo tinha 32,5 m de altura por 14,9 m de largura.
10. Natal e Economia
Como a troca de presentes e muitos outros aspectos da festa de Natal envolvem um aumento da atividade econômica entre cristãos e não cristãos, a festa tornou-se um acontecimento significativo e um período chave de vendas para os varejistas e para as empresas.
Conclusão
O Natal é uma festa rica em tradições e curiosidades. Seja você um cristão celebrando o nascimento de Jesus Cristo, ou alguém que simplesmente gosta da atmosfera festiva, há sempre algo novo para aprender sobre esta época do ano.