Anvisa determina o fim da comercialização de álcool líquido 70%

Matheus Felipe
2 min
Anvisa determina o fim da comercialização de álcool líquido 70%
Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decretou a proibição da venda de álcool líquido 70% em supermercados, farmácias e outros estabelecimentos comerciais. A autorização para a venda deste produto foi concedida até 31 de dezembro de 2023. Desde então, os estabelecimentos têm vendido apenas os estoques remanescentes, que devem ser esgotados até 29 de abril.

Apenas álcool em gel permitido

A versão em gel do produto é a única permitida para venda, sendo considerada mais segura pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O álcool em gel evita derramamentos acidentais que podem resultar em queimaduras corporais e acidentes domésticos.

Autorização emergencial durante a Pandemia

Em 2022, durante a pandemia de Covid-19, a Anvisa autorizou a venda emergencial do álcool líquido 70% para ampliar o acesso da população a produtos que auxiliam na redução da propagação do vírus.

Impacto da proibição

Desde a autorização em 2022, mais de 64 milhões de unidades de álcool líquido 70% foram vendidas em supermercados.

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) argumenta que a proibição da venda retira do consumidor o acesso a um produto eficaz nos cuidados com a saúde, na sanitização de ambientes e na proteção contra doenças. Por isso, a Abras tem buscado flexibilizar o prazo de venda do produto junto à Anvisa.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização