No próximo sábado (09/03), a Barbie, a boneca mais famosa do mundo, completa 65 anos. Para marcar a ocasião, a Mattel, que lançou a primeira edição da Barbie em 1959, produziu itens únicos de oito mulheres consideradas “modelos” de conduta. Esses itens não são comercializados.
Barbie indígena da amazônia
A série de homenagens agora inclui a primeira Barbie indígena da Amazônia, inspirada na brasileira Maira Gomez.
Maira é uma influenciadora e produtora de conteúdo do povo Tatuyo. A boneca apresenta pinturas faciais características e roupas típicas da região amazônica.
Outras homenageadas
Junto com Maira, as novas homenageadas com suas próprias Barbies incluem as atrizes Viola Davis e Helen Mirren, as pop stars Kylie Minogue e Shania Twain, a diretora e roteirista mexicana Lila Avilés, a modelo japonesa Nicole Fujita, e a comediante alemã Enissa Amani.
Maira Gomez nas redes sociais
Maira, de 25 anos, é um fenômeno nas redes sociais, com mais de 7 milhões de seguidores, sendo 6 milhões no TikTok e outros 485 mil no Instagram em suas contas @cunhaporanga_oficial.
Ela produz conteúdo voltado para a desmistificação da vida em comunidades indígenas da Amazônia, como a sua, às margens do Rio Negro, no estado do Amazonas.
Barbies indígenas nos EUA
Nos Estados Unidos, já existem Barbies inspiradas em mulheres indígenas. No mercado americano, é possível comprar a boneca inspirada em Wilma Mankiller, líder icônica da nação Cherokee que morreu em 2010, e em Bessie Coleman, a primeira afro-americana e indígena a pilotar um avião, na década de 1920.
Série One of a Kind
A série de homenageadas que inclui Maira também celebra o Dia Internacional da Mulher, na sexta-feira.
No entanto, entra na categoria One of a Kind (“Exemplar único”), e o objetivo é celebrar os feitos da homenageada, que fica com a edição única.
Relembre a história da Barbie
A Barbie, cujo nome completo é Barbara Millicent Roberts, foi criada pela empresária Ruth Handler e lançada pela Mattel, Inc. em 9 de março de 1959.
Ruth se inspirou em sua filha Barbara, que gostava de brincar com bonecas de papel que representavam mulheres adultas. Na época, a maioria das bonecas disponíveis no mercado eram infantis.
A ideia de Ruth era criar uma boneca adulta e sofisticada, que refletisse os desejos e aspirações das jovens garotas.
A Barbie foi concebida como uma figura moderna, independente e com estilo, destinada a romper com os papéis tradicionais atribuídos às mulheres na sociedade da época.
A Barbie foi inspirada em uma boneca alemã chamada Bild Lilli, que era baseada em uma personagem de quadrinhos adulta e se tornou popular na Alemanha após a Segunda Guerra Mundial.
Desde o seu lançamento, a Barbie transformou o negócio de brinquedos em comunidades ricas globalmente, tornando-se um veículo para a venda de mercadorias relacionadas (acessórios, roupas, amigos e parentes da Barbie, etc.).
A Barbie tem sido uma parte importante do mercado de bonecas por mais de seis décadas e tem sido objeto de inúmeras controvérsias e ações judiciais, muitas vezes envolvendo paródias da boneca e seu estilo de vida.
A Mattel vendeu mais de um bilhão de bonecas Barbie, tornando-se a maior e mais lucrativa linha da empresa.