Fernanda Gentil foi diagnosticada com Paralisia de Bell – uma condição caracterizada pelo súbito enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um lado do rosto – compartilhou em suas redes sociais parte de seu tratamento contra a doença.
A jornalista revelou que, logo após ser diagnosticada no período pós-carnaval, iniciou o uso de corticoides para conter o avanço da paralisia.
O que é Paralisia de Bell: causas, sintomas e tratamento
A Paralisia de Bell é uma condição que causa fraqueza muscular ou paralisia súbita em apenas um dos lados do rosto. Isso ocorre devido a uma disfunção do nervo facial, causada por inflamação1.
Essa condição é caracterizada por um edema do VII nervo craniano, no entanto, a causa exata da doença ainda é desconhecida, sendo classificada como idiopática.
Há alguma relação com algumas viroses, como a Herpes Simples, que poderia se alojar no nervo facial e causar esse inchaço, comprimindo-o no local de saída pelo canal do osso temporal.
A paralisia de Bell é a causa mais frequente da paralisia facial, representando 75% das paralisias nos adultos e 42% das paralisias faciais nas crianças. A incidência é de 20 a 40 em 100.000 habitantes anualmente, afetando ambos os sexos de maneira equivalente.
Os sintomas mais comuns da Paralisia Facial incluem:
- Boca torta, que é mais evidente ao sorrir ou falar.
- Sensação de boca e/ou olhos secos.
- Falta de expressão em um dos lados da face.
- Incapacidade de fechar completamente um dos olhos, levantar uma das sobrancelhas ou de franzir a testa.
- Dor ou formigamento na cabeça ou na mandíbula.
- Aumento da sensibilidade do som num dos ouvidos.
Esses sintomas podem variar em intensidade e duração, dependendo da causa da paralisia. É importante procurar atendimento médico imediato se você ou alguém que você conhece apresentar esses sintomas.
O tratamento geralmente envolve o uso de corticoides para reduzir a inflamação e fisioterapia para ajudar a melhorar a força e a coordenação muscular facial.
Fisioterapia facial: a fase atual do tratamento
Atualmente, o tratamento de Fernanda consiste em fisioterapia facial. “Agora, preciso continuar com a fisioterapia com muita disciplina três vezes na semana para não ficar com nenhuma sequela”, relatou a apresentadora.
As sessões de fisioterapia
Fernanda também compartilhou que as sessões de fisioterapia, que duram mais de uma hora, podem ser dolorosas. “Ela vai ‘soltando’ nervo por nervo no rosto já que a paralisia acontece por causa da inflamação desses nervos”, explicou ela, dando mais detalhes sobre o processo de recuperação.