10 cobras mais venenosas do mundo

Autor: Blogueirinho -20/02/2024 

Considerando a toxicidade do veneno

10. Cobra-da-morte (Acanthophis antarcticus): Encontrada nos litorais leste e sul da Austrália, seu veneno é altamente tóxico.

Foto: Reprodução 

9. Gwardar (Pseudonaja nuchalis): Encontrada em grande parte do território australiano, seu veneno é neurotóxico e hemolítico.

Foto: Reprodução 

8. Cobra-marrom-manchada (Pseudonaja guttata): Encontrada no nordeste da Austrália, seu veneno é principalmente neurotóxico.

Foto: Reprodução 

7. Krait-de-faixas (Bungarus fasciatus): Encontrada no sudeste da Ásia e na Indonésia, seu veneno é 16 vezes mais potente que o de uma cobra-real.

Foto: Reprodução 

6. Jararaca-do-norte (Bothrops atrox): Encontrada na América do Sul, é responsável por mais mortes humanas do que qualquer outra cobra no continente.

Foto: Reprodução 

5. Mamba-negra (Dendroaspis polylepis): É considerada a cobra mais rápida do mundo e seu veneno é altamente tóxico.

Foto: Reprodução 

4. Cobra-real (Ophiophagus hannah): Seu veneno é composto principalmente de neurotoxinas.

Foto: Reprodução 

3. Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus): Apesar de ter presas relativamente pequenas, pode injetar uma grande quantidade de veneno em suas presas1.

Foto: Reprodução 

2. Cobra-marrom (Pseudonaja textilis): Encontrada na Austrália e Nova Guiné, é a segunda cobra mais venenosa do mundo.

Foto: Reprodução 

1. Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus): Considerada a cobra mais venenosa do mundo, seu veneno paralisante consiste em taipoxina, uma mistura de neurotoxinas, procoagulantes e miotoxinas.

Foto: Reprodução 

Embora essas cobras sejam altamente venenosas, a maioria delas não é agressiva e prefere evitar o contato humano sempre que possível. 

Foto: Reprodução 

Conclusão 

A melhor maneira de evitar uma mordida de cobra é manter distância e nunca tentar manusear ou perturbar uma cobra selvagem.

Foto: Reprodução