Você quer ter uma vida mais feliz, saudável e bem-sucedida? Então, você precisa adotar alguns bons hábitos que vão te ajudar a alcançar seus objetivos, a superar seus desafios e a aproveitar suas oportunidades.
Neste artigo, eu vou te mostrar 5 bons hábitos que vão mudar a sua vida para melhor. Confira!
1. Evite a fofoca
Você já se sentiu mal ao ouvir alguém falar mal de você pelas costas? Ou ao descobrir que alguém que você considerava amigo estava espalhando mentiras sobre você? Pois é, a fofoca é um hábito muito ruim, que prejudica as relações, a reputação e a autoestima das pessoas.
Por isso, evite se sentar em uma mesa onde possa ser o assunto quando se levantar. Se as pessoas ao seu redor fofocam sobre os outros, é provável que você não seja a exceção. Mesmo que sejam amigos ou família, não se envolva em conversas maldosas, que só servem para criticar, julgar ou ridicularizar os outros.
Em vez disso, procure se cercar de pessoas positivas, que falam bem dos outros, que elogiam, que incentivam e que apoiam. Procure também falar bem de si mesmo, valorizando suas qualidades, seus talentos e seus feitos. Assim, você vai se sentir mais confiante, mais respeitado e mais feliz.
2. Livre-se da mentalidade da vítima
Você já se sentiu impotente, injustiçado, perseguido ou azarado? Você já se lamentou, se queixou, se culpou ou se desculpou por tudo o que aconteceu de ruim na sua vida? Pois é, essa é a mentalidade da vítima, um hábito muito ruim, que impede você de assumir o controle da sua vida e de buscar soluções para os seus problemas.
Por isso, livre-se da mentalidade da vítima e adote a mentalidade do vencedor. Quando se sentir cercado por seus inimigos, diga a si mesmo: “Eu não estou trancado aqui com você, você está trancado aqui comigo”. Esse é o tipo de mentalidade que você deve ter se quiser ter sucesso.
Em vez de se sentir derrotado, se sinta desafiado. Em vez de se sentir coitado, se sinta capaz. Em vez de se sentir vítima, se sinta protagonista. Assim, você vai se sentir mais forte, mais corajoso, mais determinado e mais confiante.
3. Pare de ser um prazer para as pessoas
Você já se sentiu mal ao dizer não para alguém? Ou ao fazer algo que não queria, só para agradar os outros? Você já se sentiu pressionado, manipulado, explorado ou desvalorizado pelos outros? Pois é, esse é o hábito de ser um prazer para as pessoas, um hábito muito ruim, que prejudica a sua autoestima, a sua autonomia e a sua felicidade.
Por isso, pare de ser um prazer para as pessoas e comece a ser um prazer para si mesmo. Não se sinta mal por decisões que incomodam outras pessoas. Você não é responsável pela felicidade delas, é responsável pela sua. Você tem o direito de escolher o que é melhor para você, sem se sentir culpado, egoísta ou ingrato.
Em vez de se anular, se afirmar. Em vez de se submeter, se impor. Em vez de se conformar, se expressar. Assim, você vai se sentir mais respeitado, mais valorizado, mais satisfeito e mais feliz.
4. Ligue para seus pais pelo menos uma vez por dia
Você já se sentiu sozinho, triste, angustiado ou deprimido? Você já se sentiu sem apoio, sem carinho, sem compreensão ou sem orientação? Você já se sentiu distante, esquecido, abandonado ou rejeitado pelos seus pais? Pois é, esse é o hábito de não ligar para os seus pais, um hábito muito ruim, que prejudica a sua saúde emocional, a sua autoestima e a sua felicidade.
Por isso, ligue para os seus pais pelo menos uma vez por dia. Verifique como eles estão, conte como você está, pergunte se eles precisam de algo, agradeça por tudo o que eles fizeram por você, diga que você os ama. Lembre-se de que eles são as pessoas que mais se importam com você, que mais te querem bem, que mais te apoiam e que mais te amam.
Em vez de se afastar, se aproximar. Em vez de se isolar, se comunicar. Em vez de se fechar, se abrir. Assim, você vai se sentir mais amado, mais cuidado, mais compreendido e mais feliz.
5. Você não é uma árvore. Se você não está feliz com sua situação atual, mova-se
Você já se sentiu insatisfeito, frustrado, infeliz ou infeliz com a sua situação atual? Você já se sentiu preso, estagnado, limitado ou conformado com a sua vida? Você já se sentiu sem sonhos, sem metas, sem planos ou sem ação? Pois é, esse é o hábito de não se mover, um hábito muito ruim, que prejudica a sua saúde mental, a sua autoestima e a sua felicidade.
Por isso, lembre-se de que você não é uma árvore. Se você não está feliz com a sua situação atual, mova-se. Mude de emprego, de cidade, de país, de relacionamento, de hábitos, de atitudes. Busque novas oportunidades, novos desafios, novas experiências, novas pessoas. Busque o que te faz feliz, o que te faz crescer, o que te faz viver.
Em vez de se acomodar, se arriscar. Em vez de se lamentar, se mudar. Em vez de se resignar, se reinventar. Assim, você vai se sentir mais realizado, mais motivado, mais animado e mais feliz.
Conclusão
Adotar bons hábitos é uma das melhores formas de melhorar a sua vida. Eles vão te ajudar a ter mais saúde, mais autoestima, mais confiança, mais sucesso e mais felicidade. Eles vão te ajudar a ser uma pessoa melhor, para você mesmo e para os outros.
Se você se identificou com algum dos hábitos ruins que eu mencionei, não se preocupe. Você pode mudar essa situação e começar a adotar os hábitos bons que eu sugeri. Você pode buscar ajuda profissional, se for necessário, ou contar com o apoio de pessoas que te querem bem.
O mais importante é que você se conscientize de que você é uma pessoa incrível, que merece ser feliz, por você mesmo e pelos outros. Você é uma pessoa que adota bons hábitos e que se permite viver com mais amor.