Na noite de sexta-feira (9), vários artistas tiveram suas contas no X (ex-Twitter) e no Instagram invadidas por um hacker que postou uma foto do ator pornô Kid Bengala e mensagens curtas.
Entre as vítimas estavam Marina Ruy Barbosa, Luisa Sonza, Preta Gil, Gleici Damasceno, Xamã e Pequena Lo. O clube Cruzeiro e a CNN Brasil também foram alvos do ataque cibernético.
Como os artistas recuperaram suas contas
Os famosos conseguiram retomar o controle de suas redes sociais rapidamente e apagaram as postagens do hacker. Alguns deles se manifestaram sobre o ocorrido e pediram respeito e paz.
Marina Ruy Barbosa
A atriz, que está no ar na novela Fuzuê, da TV Globo, foi uma das primeiras a perceber que havia sido hackeada. Ela estava voltando de uma gravação quando viu as postagens indevidas em seu X (ex-Twitter) e no Instagram.
“Acabei de chegar da gravação e descobri que fui hackeada, tanto aqui no Instagram quanto no Twitter. Conseguiram entrar na minha conta. Eu não sei como, mas, de alguma forma, eu não fui deslogada, então eu consegui apagar as postagens.”
“Conseguiram entrar na minha conta, não sei como. Estou tentando entender. Não sei o que o hacker queria nem como conseguiu entrar na minha conta. Me deixa curtir em paz”, diz Marina
Ela disse que não sabia como o hacker conseguiu entrar em suas contas, mas que não foi deslogada e conseguiu deletar as publicações. Ela também afirmou que estava tentando entender o que o hacker queria e como ele agiu.
“E estou tentando entender com o pessoal de Insta e Twitter como entraram nas minhas contas. Mas, a princípio, está tudo sobre controle. Não sei o que o hacker queria, nem como ele entrou na minha conta”
Marina Ruy Barbosa pediu para o hacker deixá-la em paz, pois estava na reta final de gravações e queria curtir o Carnaval. Ela também informou que não tinha nudes em suas mensagens diretas nas redes sociais.
“E hacker, querido, se você tem acesso a minha conta ainda, por favor, me deixe em paz. Me deixa curtir meu carnaval em paz”, concluiu.
Assista o vídeo de Marina Ruy Barbosa que foi hackeada:
⏯️ Marina Ruy Barbosa tem redes sociais invadidas e se pronuncia.
Atriz teve as contas do Instagram e do X, antigo Twitter, hackeadas; ela conseguiu recuperar os acessos e mandou uma recado ao invasor.
Leia na coluna de @OliveiraFabia_: https://t.co/70cnChaetE pic.twitter.com/J4SOW0ckDq
— Metrópoles (@Metropoles) February 10, 2024
Gleici Damasceno
A campeã do BBB 18 também teve seu perfil no Instagram hackeado. Ela disse que sua equipe foi rápida em recuperar a conta e que recebeu muitas mensagens de alerta dos fãs. Ela agradeceu o carinho e disse que estava tudo bem.
Outros artistas
A cantora Luisa Sonza, Preta Gil, Xamã e Pequena Lo também foram hackeados, mas não se pronunciaram sobre o assunto. Eles apenas apagaram as postagens do hacker e seguiram normalmente suas atividades nas redes sociais.
O que fazer em caso de invasão nas redes sociais
O caso dos artistas hackeados serve de alerta para os usuários comuns das redes sociais. Algumas dicas para evitar ou resolver esse tipo de problema são:
- Usar senhas fortes e diferentes para cada rede social
- Ativar a verificação em duas etapas, que exige um código enviado por SMS ou e-mail para acessar a conta
- Não clicar em links suspeitos ou fornecer dados pessoais em sites não confiáveis
- Denunciar qualquer atividade suspeita nas redes sociais
- Alterar a senha imediatamente em caso de invasão
- Entrar em contato com o suporte das redes sociais para recuperar a conta