Réplica da Torre Eiffel: francês perde recorde por erro nos palitos

Matheus Felipe
3 min
Francês construiu réplica da Torre Eiffel de 7,19 m em oito anos
Francês construiu réplica da Torre Eiffel de 7,19 m em oito anos — Foto: Reprodução/Richard Plaud/Facebook

Richard Plaud passou oito anos construindo uma cópia da famosa torre de Paris com mais de 700 mil palitos, mas não conseguiu entrar para o livro dos recordes por causa de um erro técnico.

A paixão pela Torre Eiffel

Plaud é um francês que admira a obra do engenheiro Gustav Eiffel, que projetou e construiu a Torre Eiffel entre 1887 e 1889. Para homenagear o seu ídolo, ele decidiu fazer uma réplica da torre com palitos de fósforo, um material que ele gosta de usar desde criança.

Ele começou o seu projeto em 2015 e terminou em 2023, no dia 27 de dezembro, data que marca o centenário da morte de Eiffel. Ele usou 706.900 palitos e 23 kg de cola para fazer a sua escultura, que mede 7,9 metros de altura.

O problema dos palitos

Plaud estava confiante de que tinha batido o recorde da maior réplica da Torre Eiffel do mundo, que pertencia ao libanês Toufic Daher, que fez uma de 6,53 m. Ele entrou em contato com o Guinness World Records, a organização que registra os recordes mundiais, para validar a sua conquista.

Foi aí que ele descobriu que havia cometido um erro fatal: ele não usou os palitos certos. Segundo as regras do Guinness, os palitos de fósforo devem ter a cabeça vermelha, que contém enxofre e permite que eles sejam acesos. Os palitos que Plaud usou eram sem cabeça, feitos apenas de madeira. Esses palitos não são considerados fósforos verdadeiros e não são vendidos comercialmente.

A decepção de Plaud

Plaud ficou muito frustrado com a notícia de que o seu trabalho não seria reconhecido pelo Guinness. Ele disse à BBC que se sentiu injustiçado e desrespeitado.

“É muito surpreendente e, na verdade, muito irritante. Não é um jogo justo. O que mais dói é que eles não reconhecem o esforço que eu fiz, o tempo que eu gastei, a energia mental —porque eu posso dizer que não foi fácil.”

Plaud não sabe o que vai fazer com a sua réplica da Torre Eiffel. Ele disse que não tem espaço para guardá-la e que não quer destruí-la. Ele espera que alguém se interesse pela sua obra e que ela possa ser exposta em algum lugar. Ele também disse que não vai desistir da sua paixão pelos palitos e que já tem outros projetos em mente.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização