Qual é a melhor forma de passar o tempo se estiver sozinho?

Matheus Felipe
7 min
Qual é a melhor forma de passar o tempo se estiver sozinho?
Photo by Paige Cody on Unsplash

Você já se sentiu entediado, solitário ou sem motivação quando está sozinho? Se a resposta for sim, saiba que você não está só. Muitas pessoas enfrentam esse desafio, especialmente em tempos de pandemia, isolamento social e trabalho remoto.

Mas estar sozinho não precisa ser sinônimo de tristeza ou tédio. Na verdade, pode ser uma ótima oportunidade para se conhecer melhor, desenvolver novas habilidades, cuidar da sua saúde e bem-estar, e até mesmo se divertir.

Vou te mostrar algumas dicas de como aproveitar o seu tempo sozinho da melhor forma possível, sem depender de ninguém para se sentir feliz e realizado. Confira!

Faça algo que você gosta

Faça algo que você gosta ouvir músicas spotify
Foto: john-tekeridis-21837/Pexels

Uma das melhores formas de passar o tempo sozinho é fazer algo que você gosta, que te dê prazer e satisfação. Pode ser um hobby, uma paixão, um projeto pessoal, ou qualquer coisa que te faça feliz.

Por exemplo, você pode:

  • Ler um livro, uma revista, um blog, ou um artigo sobre um assunto que te interessa;
  • Assistir a um filme, uma série, um documentário, ou um vídeo que te inspire ou te faça rir;
  • Ouvir música, um podcast, um audiolivro, ou uma meditação guiada que te relaxe ou te motive;
  • Escrever um texto, um poema, uma carta, um diário, ou um e-mail para alguém que você gosta;
  • Desenhar, pintar, fotografar, esculpir, bordar, ou fazer qualquer outra forma de arte que te expresse ou te desafie;
  • Cozinhar, assar, fazer um bolo, uma torta, um pão, ou uma receita nova que te agrade ou te surpreenda;
  • Jogar um jogo, um quebra-cabeça, um sudoku, um caça-palavras, ou um passatempo que te divirta ou te estimule;
  • Aprender algo novo, como um idioma, um instrumento, uma dança, uma habilidade, ou um conhecimento que te enriqueça ou te abra novas possibilidades.

O importante é que você escolha algo que te faça bem, que te traga alegria, que te faça sentir orgulho, que te faça crescer, ou que te faça esquecer dos problemas.

Cuide de si mesmo

Cuide de si mesmo
Foto: shotbycerqueira/Unsplash

Outra forma de passar o tempo sozinho é cuidar de si mesmo, da sua saúde física, mental e emocional. Muitas vezes, na correria do dia a dia, nós nos esquecemos de nos dar a devida atenção, de nos mimar, de nos respeitar, de nos amar.

Por isso, aproveite o seu tempo sozinho para se cuidar, para se tratar bem, para se sentir bem. Você pode:

  • Fazer exercícios físicos, como caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar, ou praticar algum esporte que te movimente e te fortaleça;
  • Fazer alongamentos, yoga, pilates, tai chi, ou qualquer outra atividade que te alongue e te flexibilize;
  • Fazer massagens, automassagens, acupressão, ou qualquer outra técnica que te alivie e te relaxe;
  • Fazer uma limpeza de pele, uma hidratação, uma esfoliação, uma máscara, ou qualquer outro tratamento que te embeleze e te rejuvenesça;
  • Fazer uma meditação, uma respiração, uma oração, uma afirmação, ou qualquer outra prática que te acalme e te harmonize;
  • Fazer uma terapia, um coaching, um aconselhamento, ou qualquer outro processo que te ajude a se conhecer melhor, a resolver conflitos, a superar traumas, a alcançar metas, ou a se sentir mais feliz.

O importante é que você se cuide, que se valorize, que se priorize, que se reconheça, que se aceite, que se perdoe, que se agradeça, que se ame.

Conecte-se com outras pessoas

Conecte-se com outras pessoas
Foto: Pixabay/soyvanden-5555154

Por fim, uma forma de passar o tempo sozinho é se conectar com outras pessoas, mesmo que à distância. Afinal, nós somos seres sociais, que precisamos de interação, de comunicação, de afeto, de companhia.

Por isso, aproveite o seu tempo sozinho para se conectar com as pessoas que você gosta, que te fazem bem, que te apoiam, que te compreendem, que te admiram, que te amam. Você pode:

  • Ligar, mandar uma mensagem, um áudio, um vídeo, ou uma foto para alguém que você não fala há muito tempo, que você sente saudade, que você quer saber como está;
  • Fazer uma chamada de vídeo, uma reunião online, uma festa virtual, ou um jogo online com alguém que você quer ver, que você quer conversar, que você quer se divertir;
  • Enviar um presente, uma flor, um cartão, um chocolate, ou um mimo para alguém que você quer agradar, que você quer surpreender, que você quer demonstrar o seu carinho;
  • Fazer uma doação, um voluntariado, uma ajuda, ou um favor para alguém que você quer ajudar, que você quer apoiar, que você quer fazer a diferença;
  • Fazer um elogio, um agradecimento, um pedido de desculpas, ou uma declaração para alguém que você quer elogiar, que você quer agradecer, que você quer se desculpar, que você quer se declarar.

O importante é que você se conecte, que você se relacione, que você se comunique, que você se expresse, que você se importe, que você se doe, que você se ame e ame o próximo.

Conclusão

Estar sozinho não precisa ser um problema, mas uma oportunidade. Uma oportunidade de fazer algo que você gosta, de cuidar de si mesmo, de se conectar com outras pessoas.

Uma oportunidade de passar o tempo da melhor forma possível, sem depender de ninguém para se sentir feliz e realizado.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização