Assista a abertura de Renascer: descubra os bastidores deste remake

Matheus Felipe
4 min
Abertura de Renascer descubra como foi feita a vinheta de início da novela das 9
Foto: Reprodução/TV Globo

A ideia da abertura de Renascer

A abertura de Renascer, o remake da novela de Benedito Ruy Barbosa, que estreou nesta segunda-feira (22), traz cenas que marcam a trajetória de José Inocêncio, o protagonista da trama.

O facão cravado no Jequitibá Rei, o nascimento dos filhos e o legado passado de pai para filho são alguns dos momentos que ilustram a abertura, que tem a música “Lua Soberana”, na versão de Luedji Luna e Xênia França, como trilha sonora.

Em entrevista ao gshow, Júlia Rocha e Camila Crespo, responsáveis pela criação, direção e direção de arte da abertura, explicam o conceito do vídeo, que mostra a simbiose entre o homem e a natureza, e a ciclicidade da vida.

“O pacto de José Inocêncio com o Jequitibá, ao fincar o facão aos pés dessa árvore ancestral, vincula sua alma à terra.

A abertura começa e termina no mesmo lugar, representando essa ligação. Assim como a trama, que fala de legado entre pai e filho, de volta às raízes em um ciclo que não se encerra. É de começo, meio e começo. Ele renasce.”

Como foi feita a abertura de Renascer?

As criadoras da abertura contam que ela foi dividida em cinco atos: inicia na conexão de Inocêncio com a terra, passa pelo plantio, o nascimento dos filhos e as brigas entre pai e filho até chegar, por fim, na redenção – com a água que lava e cura o passado.

A equipe da área de Marca e Comunicação da Globo responsável pelo vídeo, que também contou com os produtores Vanderson Castro e Fernanda Deway, além da produtora baiana FFÅ (junto com o diretor Og Cruz e o editor Gustavo Korontai), realizou uma captação real, na Bahia, onde a novela é ambientada.

Os trabalhadores que aparecem na abertura são da Fazenda Renascer, locação da novela das 9. Foram necessárias duas diárias de gravações em Ilhéus, com imagens registradas também em outra fazenda local e em uma área de proteção ambiental da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

“Todo esse trabalho de produção para filmar dentro da cabruca [sistema de plantão de cacau] foi um desafio para a abertura. Na natureza, não dominamos o clima, a luz e outros possíveis imprevistos”, relatam Júlia e Camila.

A luz e sombra naturais da cabruca foram usadas a favor na hora de compor a fotografia. Para realçar o efeito de luzes, a equipe inseriu uma “camada mágica na escolha de lentes e filtros especiais”, além do uso de máquinas de fumaça que dão esse brilho e efeito de encantamento da floresta.

“Buscamos uma linguagem em que a lente era mais um olhar integrado à natureza, com movimentos fluidos, câmera na mão. Enquadramentos indo de baixo para cima e vice-versa reforçam a nossa intenção de mostrar o prisma da terra naqueles ambientes.”

Sendo assim, o cultivo do cacau praticamente se torna um personagem. “Incluímos ainda um sound design que reforça essa presença invisível da natureza, juntando os sons da floresta à trilha”, explicam.

Depois de tudo filmado, o material foi editado e se chegou ao resultado final após algumas aprovações e encaixes. No fim, o que fica é o sentimento de missão cumprida.

Abertura de Renascer

Assista a abertura de Renascer, ao som de “Lua Soberana”. 3

O que acharam?

 

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização