A Françoise Bettencourt Meyers, herdeira da colossal L’Oréal, é oficialmente a mulher mais rica do mundo desde 28 de dezembro de 2023, sendo a primeira a cruzar a marca dos 100 bilhões de dólares. A bilionária se vê como uma pessoa reservada, que desafia os estereótipos de herdeiras bilionárias que colecionam arte, exibem joias e vivem em mansões.
Françoise, nascida em 1953, é neta da fundadora da L’Oréal, Eugène Schueller, e filha de Liliane Bettencourt e do político André Bettencourt. Em uma entrevista ao jornal francês Le Monde, ela expressou sua crença de que “o dinheiro, na verdade, enlouquece as pessoas”.
Françoise é uma mulher bastante reservada, uma característica que ela atribui à sua infância, quando seus pais a retiraram da escola e começaram a educá-la em casa, temendo que ela fosse sequestrada para resgate. A bilionária tem um perfil introvertido, não gosta de ostentação e, ao contrário de sua mãe Liliane, Françoise é muito mais intelectual do que social.
Na entrevista ao Le Monde, Françoise reconheceu seu privilégio, mas afirmou que nunca foi criada para idolatrar o dinheiro. Ela disse que mesmo dentro de sua casa, nunca falavam sobre dinheiro, que era uma palavra difícil de pronunciar.
Quando as ações da L’Oréal SA atingiram um preço recorde em dezembro de 2023, no melhor ano da empresa desde 1998, a herdeira se tornou a mulher mais rica do mundo e a décima primeira pessoa mais rica do planeta. Mesmo com esse título, Françoise continua a viver uma vida sem ostentação e prefere permanecer anônima.