As melhores novelas infantis do SBT

Matheus Felipe
13 min
Foto: Reprodução/SBT
Foto: Reprodução/SBT

O SBT é uma emissora que se destaca por produzir e exibir novelas voltadas para o público infantil e familiar. Desde os anos 90, o canal investe nesse segmento, adaptando obras de sucesso de outros países ou criando histórias originais. As novelas infantis do SBT são marcadas por tramas divertidas, emocionantes, educativas e musicais, que conquistam crianças e adultos de todas as idades.

Neste artigo, você vai conhecer as melhores novelas infantis do SBT, segundo a opinião dos telespectadores e da crítica. Você vai saber quais foram as histórias, os personagens, os temas e as curiosidades dessas produções que fizeram história na televisão brasileira. Confira!

Lista de novelas infantis exibidas pelo SBT

Chiquititas

Primeira versão da novela Carrossel no SBT em 1989
Primeira versão da novela Carrossel no SBT em 1989 — Foto: Reprodução/SBT

Chiquititas foi a primeira novela infantil produzida pelo SBT, em parceria com a rede argentina Telefe, em 1997. A novela contava a história de um grupo de órfãs que viviam no orfanato Raio de Luz, sob os cuidados da bondosa Carolina. A novela abordava temas como adoção, amizade, amor, família, bullying, preconceito e solidariedade.

Chiquititas foi um fenômeno de audiência e repercussão, que durou cinco temporadas e lançou vários atores mirins, como Fernanda Souza, Flávia Monteiro, Gisele Frade, Carla Diaz, Aretha Oliveira, Renata Del Bianco, entre outros. A novela também teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Remexe”, “Mentirinhas”, “Tudo Tudo” e “Coração com Buraquinhos”.

Em 2013, o SBT fez um remake de Chiquititas, com novos atores e algumas mudanças na história. A nova versão também foi bem-sucedida e teve mais de 500 capítulos.

Carrossel

Novela Carrossel no SBT em 2012
Foto: Reprodução/SBT

Carrossel foi outra novela infantil de grande sucesso do SBT, baseada na obra mexicana Carrusel, de 1989. A novela narrava as aventuras e os conflitos dos alunos da Escola Mundial, que tinham como professora a doce e dedicada Helena. A novela tratava de temas como alfabetização, respeito, diversidade, cidadania, ética e valores.

Carrossel foi produzida pelo SBT em 1991 e reprisada várias vezes, sempre com boa audiência. A novela revelou atores como Gabriela Rivero, Rosanne Mulholland, Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, Maísa Silva, Nicholas Torres, entre outros. A novela também teve uma trilha sonora marcante, com músicas como “Carro-Céu”, “Não Faz Mal”, “Beijo, Beijinho, Beijão” e “Varinha de Condão”.

Em 2012, o SBT fez um remake de Carrossel, com novos atores e algumas atualizações na história. A nova versão foi um sucesso de público e crítica, e gerou vários produtos derivados, como filmes, desenhos animados, musicais e livros.

Cúmplices de um Resgate

Novela Cúmplices de um Resgate no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Cúmplices de um Resgate foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2015, baseada na obra mexicana Cómplices al Rescate, de 2002. A novela contava a história das gêmeas Manuela e Isabela, que foram separadas na infância e se reencontraram por acaso.

As duas decidiram trocar de lugar para viver as aventuras da outra, mas acabaram se envolvendo em muitas confusões e perigos.

A novela abordava temas como música, fama, talento, ambição, inveja, amor, amizade e família. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Larissa Manoela, que interpretou as duas irmãs. A novela também lançou outros atores e cantores, como João Guilherme, Giovanna Chaves, Juliana Baroni, Duda Nagle, entre outros.

A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Pra Ver se Cola”, “Superstar”, “Juntos” e “Cúmplices de um Resgate”.

Carinha de Anjo

nOVELA Carinha de Anjo no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Carinha de Anjo foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2016, baseada na obra mexicana Carita de Ángel, de 2000. A novela conta a história de Dulce Maria, uma menina órfã que vive em um colégio interno e que sonha em reencontrar sua mãe. A novela aborda temas como fé, amor, família, amizade e solidariedade.

A novela tem como protagonista a atriz e cantora Lorena Queiroz, que interpreta Dulce Maria. A novela também conta com atores como Bia Arantes, Priscila Sol, Carlo Porto, Lucero, entre outros.

A novela tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Carinha de Anjo”, “Oh Happy Day”, “Lindo Balão Azul” e “Rap da Água”.

As Aventuras de Poliana

Novela As Aventuras de Poliana no SBT
Foto: Reprodução/SBT

As Aventuras de Poliana é uma novela infantil produzida pelo SBT em 2018, baseada na obra literária Pollyanna, de Eleanor H. Porter. A novela narra as aventuras e os desafios de Poliana, uma menina otimista que se muda para São Paulo e que tenta contagiar as pessoas com o seu “jogo do contente”. A novela aborda temas como tecnologia, arte, educação, inclusão, diversidade e valores.

A novela tem como protagonista a atriz e cantora Sophia Valverde, que interpreta Poliana. A novela também tem atores como Igor Jansen, Larissa Manoela, João Guilherme, Flavia Pavanelli, Dalton Vigh, entre outros.

A novela tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “As Aventuras de Poliana”, “Jogo do Contente”, “Bate Coração” e “Muleque de Vila”.

Poliana Moça

Novela Poliana Moça no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Poliana Moça foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2022, que é a continuação de As Aventuras de Poliana. A novela mostra as novas aventuras e os novos desafios de Poliana, que agora está mais madura e enfrenta as mudanças da adolescência. A novela aborda temas como música, romance, amizade, família, sonhos e escolhas.

A novela mantém a protagonista Sophia Valverde, que interpreta Poliana, e a maioria do elenco de As Aventuras de Poliana, com algumas novidades, como Marianna Santos, Enzo Krieger, Gabriel Moura, entre outros.

A novela também tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Poliana Moça”, “Eu Sou Assim”, “Vai Passar” e “Tudo Muda”.

A Infância de Romeu e Julieta

Novela A Infância de Romeu e Julieta NO sbt
Foto: Reprodução/SBT

A Infância de Romeu e Julieta foi uma novela infantil que será produzida pelo SBT em 2023, baseada na obra teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare.

A novela conta a história de Romeu e Julieta quando eram crianças e se conheceram na escola, antes de se tornarem os famosos amantes trágicos. A novela aborda temas como amor, ódio, rivalidade, amizade, família e destino.

A novela é escrita por Iris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury, os mesmos de As Aventuras de Poliana e Poliana Moça.

O Diário de Daniela

Novela O Diário de Daniela no SBT
Foto: Reprodução/SBT

O Diário de Daniela foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 1999, baseada na obra mexicana El Diario de Daniela, de 1998. A novela narrava as aventuras e os sonhos de Daniela, uma menina que gostava de escrever em seu diário e que tinha um amigo imaginário chamado Mágico. A novela mostrava as descobertas, as alegrias, as tristezas e os desafios da infância.

A novela abordava temas como imaginação, criatividade, fantasia, amizade, família, escola, bullying, preconceito e meio ambiente. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Daniela Luján, que já havia feito sucesso em Luz Clarita.

A novela também contou com atores como Marcelo Buquet, Ana Layevska, Martín Ricca, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “El Diario de Daniela”, “Yo por Él”, “Amigos por Siempre” e “No Creo en los Hombres”.

Gotinha de Amor

Novela Gotinha de Amor no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Gotinha de Amor foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2001, baseada na obra mexicana Gotita de Amor, de 1998. A novela contava a história de Isabel, uma menina órfã que vivia em um convento e que sonhava em encontrar sua mãe. A novela mostrava as aventuras, as emoções, as surpresas e os mistérios que envolviam a vida da pequena protagonista.

A novela abordava temas como adoção, maternidade, paternidade, amor, família, fé, esperança e destino. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Andrea Lagunes, que encantou o público com sua doçura e carisma.

A novela também teve atores como Laura Flores, Alejandro Ibarra, Cecilia Gabriela, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Gotita de Amor”, “Mi Pequeña Traviesa”, “Te Quiero Mucho” e “Mamá”.

Amy, a Menina da Mochila Azul

Novela Amy, a Menina da Mochila Azul no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Amy, a Menina da Mochila Azul foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2005, baseada na obra mexicana Amy, la Niña de la Mochila Azul, de 2004.

A novela contava a história de Amy, uma menina que vivia em um barco com seu pai e que fazia artesanatos com conchas para vender. A novela mostrava as aventuras, os perigos, os romances e os segredos que cercavam a vida da protagonista.

A novela abordava temas como mar, sereia, orfanato, amizade, amor, família, coragem e sonhos. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Danna Paola, que já havia feito sucesso em Maria Belém.

A novela também teve atores como Eduardo Capetillo, Nora Salinas, Tatiana, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Amy, la Niña de la Mochila Azul”, “El Primer Día sin Ti”, “Somos Tú y Yo” e “Aventuras en el Mar”.

Alegrifes e Rabujos

Novela Alegrifes e Rabujos no SBT
Foto: Reprodução/SBT

Alegrifes e Rabujos foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2004, baseada em uma obra mexicana. A novela contava a história de dois grupos de crianças que viviam em um condomínio e que tinham visões diferentes sobre a vida.

Os Alegrifes eram alegres, criativos e sonhadores, enquanto os Rabujos eram rabugentos, pragmáticos e realistas. A novela abordava temas como fantasia, amizade, rivalidade, família e valores.

A novela teve como protagonistas os atores mirins Miguel Martínez e Allisson Lozano, que interpretavam Alfonso e Sofia, respectivamente. A novela também contou com atores como Diego Boneta, Nora Salinas, Miguel de León, entre outros.

A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Alegrifes y Rabujos”, “Soy Mejor”, “Amigos X Siempre” e “No Voy a Llorar”.

Alegrifes e Rabujos foi um sucesso de audiência e repercussão, que conquistou o público infantil e familiar. A novela foi reprisada pelo SBT em 2007 e 2010, e também foi exibida em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, entre outros.

Conclusão

As novelas infantis do SBT são produções que marcaram gerações e que continuam sendo lembradas com carinho pelo público.

Essas novelas divertiram, emocionaram, ensinaram e inspiraram milhares de crianças e adultos, que se identificaram com as histórias, os personagens, os temas e as músicas.

Essas novelas mostraram que a infância é uma fase mágica, cheia de descobertas, desafios e sonhos.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você. Política de Monetização