O SBT é uma emissora que se destaca por produzir e exibir novelas voltadas para o público infantil e familiar. Desde os anos 90, o canal investe nesse segmento, adaptando obras de sucesso de outros países ou criando histórias originais. As novelas infantis do SBT são marcadas por tramas divertidas, emocionantes, educativas e musicais, que conquistam crianças e adultos de todas as idades.
Neste artigo, você vai conhecer as melhores novelas infantis do SBT, segundo a opinião dos telespectadores e da crítica. Você vai saber quais foram as histórias, os personagens, os temas e as curiosidades dessas produções que fizeram história na televisão brasileira. Confira!
Lista de novelas infantis exibidas pelo SBT
Chiquititas
Chiquititas foi a primeira novela infantil produzida pelo SBT, em parceria com a rede argentina Telefe, em 1997. A novela contava a história de um grupo de órfãs que viviam no orfanato Raio de Luz, sob os cuidados da bondosa Carolina. A novela abordava temas como adoção, amizade, amor, família, bullying, preconceito e solidariedade.
Chiquititas foi um fenômeno de audiência e repercussão, que durou cinco temporadas e lançou vários atores mirins, como Fernanda Souza, Flávia Monteiro, Gisele Frade, Carla Diaz, Aretha Oliveira, Renata Del Bianco, entre outros. A novela também teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Remexe”, “Mentirinhas”, “Tudo Tudo” e “Coração com Buraquinhos”.
Em 2013, o SBT fez um remake de Chiquititas, com novos atores e algumas mudanças na história. A nova versão também foi bem-sucedida e teve mais de 500 capítulos.
Carrossel
Carrossel foi outra novela infantil de grande sucesso do SBT, baseada na obra mexicana Carrusel, de 1989. A novela narrava as aventuras e os conflitos dos alunos da Escola Mundial, que tinham como professora a doce e dedicada Helena. A novela tratava de temas como alfabetização, respeito, diversidade, cidadania, ética e valores.
Carrossel foi produzida pelo SBT em 1991 e reprisada várias vezes, sempre com boa audiência. A novela revelou atores como Gabriela Rivero, Rosanne Mulholland, Larissa Manoela, Jean Paulo Campos, Maísa Silva, Nicholas Torres, entre outros. A novela também teve uma trilha sonora marcante, com músicas como “Carro-Céu”, “Não Faz Mal”, “Beijo, Beijinho, Beijão” e “Varinha de Condão”.
Em 2012, o SBT fez um remake de Carrossel, com novos atores e algumas atualizações na história. A nova versão foi um sucesso de público e crítica, e gerou vários produtos derivados, como filmes, desenhos animados, musicais e livros.
Cúmplices de um Resgate
Cúmplices de um Resgate foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2015, baseada na obra mexicana Cómplices al Rescate, de 2002. A novela contava a história das gêmeas Manuela e Isabela, que foram separadas na infância e se reencontraram por acaso.
As duas decidiram trocar de lugar para viver as aventuras da outra, mas acabaram se envolvendo em muitas confusões e perigos.
A novela abordava temas como música, fama, talento, ambição, inveja, amor, amizade e família. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Larissa Manoela, que interpretou as duas irmãs. A novela também lançou outros atores e cantores, como João Guilherme, Giovanna Chaves, Juliana Baroni, Duda Nagle, entre outros.
A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Pra Ver se Cola”, “Superstar”, “Juntos” e “Cúmplices de um Resgate”.
Carinha de Anjo
Carinha de Anjo foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2016, baseada na obra mexicana Carita de Ángel, de 2000. A novela conta a história de Dulce Maria, uma menina órfã que vive em um colégio interno e que sonha em reencontrar sua mãe. A novela aborda temas como fé, amor, família, amizade e solidariedade.
A novela tem como protagonista a atriz e cantora Lorena Queiroz, que interpreta Dulce Maria. A novela também conta com atores como Bia Arantes, Priscila Sol, Carlo Porto, Lucero, entre outros.
A novela tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Carinha de Anjo”, “Oh Happy Day”, “Lindo Balão Azul” e “Rap da Água”.
As Aventuras de Poliana
As Aventuras de Poliana é uma novela infantil produzida pelo SBT em 2018, baseada na obra literária Pollyanna, de Eleanor H. Porter. A novela narra as aventuras e os desafios de Poliana, uma menina otimista que se muda para São Paulo e que tenta contagiar as pessoas com o seu “jogo do contente”. A novela aborda temas como tecnologia, arte, educação, inclusão, diversidade e valores.
A novela tem como protagonista a atriz e cantora Sophia Valverde, que interpreta Poliana. A novela também tem atores como Igor Jansen, Larissa Manoela, João Guilherme, Flavia Pavanelli, Dalton Vigh, entre outros.
A novela tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “As Aventuras de Poliana”, “Jogo do Contente”, “Bate Coração” e “Muleque de Vila”.
Poliana Moça
Poliana Moça foi uma novela infantil produzida pelo SBT em 2022, que é a continuação de As Aventuras de Poliana. A novela mostra as novas aventuras e os novos desafios de Poliana, que agora está mais madura e enfrenta as mudanças da adolescência. A novela aborda temas como música, romance, amizade, família, sonhos e escolhas.
A novela mantém a protagonista Sophia Valverde, que interpreta Poliana, e a maioria do elenco de As Aventuras de Poliana, com algumas novidades, como Marianna Santos, Enzo Krieger, Gabriel Moura, entre outros.
A novela também tem uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Poliana Moça”, “Eu Sou Assim”, “Vai Passar” e “Tudo Muda”.
A Infância de Romeu e Julieta
A Infância de Romeu e Julieta foi uma novela infantil que será produzida pelo SBT em 2023, baseada na obra teatral Romeu e Julieta, de William Shakespeare.
A novela conta a história de Romeu e Julieta quando eram crianças e se conheceram na escola, antes de se tornarem os famosos amantes trágicos. A novela aborda temas como amor, ódio, rivalidade, amizade, família e destino.
A novela é escrita por Iris Abravanel e dirigida por Reynaldo Boury, os mesmos de As Aventuras de Poliana e Poliana Moça.
O Diário de Daniela
O Diário de Daniela foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 1999, baseada na obra mexicana El Diario de Daniela, de 1998. A novela narrava as aventuras e os sonhos de Daniela, uma menina que gostava de escrever em seu diário e que tinha um amigo imaginário chamado Mágico. A novela mostrava as descobertas, as alegrias, as tristezas e os desafios da infância.
A novela abordava temas como imaginação, criatividade, fantasia, amizade, família, escola, bullying, preconceito e meio ambiente. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Daniela Luján, que já havia feito sucesso em Luz Clarita.
A novela também contou com atores como Marcelo Buquet, Ana Layevska, Martín Ricca, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “El Diario de Daniela”, “Yo por Él”, “Amigos por Siempre” e “No Creo en los Hombres”.
Gotinha de Amor
Gotinha de Amor foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2001, baseada na obra mexicana Gotita de Amor, de 1998. A novela contava a história de Isabel, uma menina órfã que vivia em um convento e que sonhava em encontrar sua mãe. A novela mostrava as aventuras, as emoções, as surpresas e os mistérios que envolviam a vida da pequena protagonista.
A novela abordava temas como adoção, maternidade, paternidade, amor, família, fé, esperança e destino. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Andrea Lagunes, que encantou o público com sua doçura e carisma.
A novela também teve atores como Laura Flores, Alejandro Ibarra, Cecilia Gabriela, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Gotita de Amor”, “Mi Pequeña Traviesa”, “Te Quiero Mucho” e “Mamá”.
Amy, a Menina da Mochila Azul
Amy, a Menina da Mochila Azul foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2005, baseada na obra mexicana Amy, la Niña de la Mochila Azul, de 2004.
A novela contava a história de Amy, uma menina que vivia em um barco com seu pai e que fazia artesanatos com conchas para vender. A novela mostrava as aventuras, os perigos, os romances e os segredos que cercavam a vida da protagonista.
A novela abordava temas como mar, sereia, orfanato, amizade, amor, família, coragem e sonhos. A novela teve como protagonista a atriz e cantora Danna Paola, que já havia feito sucesso em Maria Belém.
A novela também teve atores como Eduardo Capetillo, Nora Salinas, Tatiana, entre outros. A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Amy, la Niña de la Mochila Azul”, “El Primer Día sin Ti”, “Somos Tú y Yo” e “Aventuras en el Mar”.
Alegrifes e Rabujos
Alegrifes e Rabujos foi uma novela infantil exibida pelo SBT em 2004, baseada em uma obra mexicana. A novela contava a história de dois grupos de crianças que viviam em um condomínio e que tinham visões diferentes sobre a vida.
Os Alegrifes eram alegres, criativos e sonhadores, enquanto os Rabujos eram rabugentos, pragmáticos e realistas. A novela abordava temas como fantasia, amizade, rivalidade, família e valores.
A novela teve como protagonistas os atores mirins Miguel Martínez e Allisson Lozano, que interpretavam Alfonso e Sofia, respectivamente. A novela também contou com atores como Diego Boneta, Nora Salinas, Miguel de León, entre outros.
A novela teve uma trilha sonora de sucesso, com músicas como “Alegrifes y Rabujos”, “Soy Mejor”, “Amigos X Siempre” e “No Voy a Llorar”.
Alegrifes e Rabujos foi um sucesso de audiência e repercussão, que conquistou o público infantil e familiar. A novela foi reprisada pelo SBT em 2007 e 2010, e também foi exibida em outros países, como Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Venezuela, entre outros.
Conclusão
As novelas infantis do SBT são produções que marcaram gerações e que continuam sendo lembradas com carinho pelo público.
Essas novelas divertiram, emocionaram, ensinaram e inspiraram milhares de crianças e adultos, que se identificaram com as histórias, os personagens, os temas e as músicas.
Essas novelas mostraram que a infância é uma fase mágica, cheia de descobertas, desafios e sonhos.