Quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?

Matheus Felipe
8 min
7 maravilhas do mundo, o Cristo Redentor é uma delas — Foto de Maxi Franzoi/Pexels

Quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?

O mundo está cheio de lugares incríveis, que encantam pela sua beleza, história e arquitetura. Alguns desses lugares foram reconhecidos como as 7 maravilhas do mundo moderno, em uma campanha realizada pela fundação suíça New7Wonders, que contou com a participação de milhões de pessoas de todo o planeta.

O que são as 7 maravilhas do mundo moderno?

As 7 maravilhas do mundo moderno são monumentos que representam a diversidade cultural e natural da humanidade, e que se destacam por sua importância histórica e artística.

Quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?

As 7 maravilhas do mundo moderno são: Coliseu (Itália), Chichén Itzá (México), Machu Picchu (Peru), Cristo Redentor (Brasil), Muralha da China (China), Petra (Jordânia) e Taj Mahal (Índia).

Como foram escolhidas as 7 maravilhas do mundo moderno?

As 7 maravilhas do mundo moderno foram escolhidas por meio de uma campanha que durou cerca de sete anos, entre 2000 e 2007. A fundação New7Wonders selecionou 200 candidatos, que foram reduzidos a 77, e depois a 21, por um comitê de especialistas. A partir daí, o público pôde votar pela internet, pelo telefone ou por mensagens de texto, para escolher as 7 maravilhas finais.

Quantas pessoas participaram da votação das 7 maravilhas do mundo moderno?

A fundação New7Wonders afirmou que mais de 100 milhões de pessoas participaram da votação das 7 maravilhas do mundo moderno, mas esse número não foi confirmado por nenhuma fonte independente. Alguns críticos questionaram a credibilidade e a transparência do processo, que não teve auditoria externa nem controle de fraudes.

Qual foi o critério para definir as 7 maravilhas do mundo moderno?

O critério para definir as 7 maravilhas do mundo moderno foi baseado na opinião popular, sem levar em conta aspectos técnicos, científicos ou históricos. A fundação New7Wonders afirmou que o objetivo da campanha era promover a diversidade cultural e o patrimônio mundial, além de estimular o turismo e a preservação dos monumentos.

Lista das sete maravilhas do mundo moderno

Coliseu (Itália)

O Coliseu é o maior anfiteatro do mundo, construído entre os séculos I e II d.C., na cidade de Roma, durante o Império Romano. Era usado para realizar espetáculos com gladiadores, animais selvagens, execuções e batalhas navais.

Coliseu (Itália) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Azhar Muhammedu/Pexels

Tinha capacidade para cerca de 50 mil espectadores, e era considerado uma obra-prima da engenharia e da arquitetura romanas. Hoje, é um dos símbolos mais famosos da Itália, e recebe milhões de visitantes todos os anos.

Chichén Itzá (México)

Chichén Itzá foi uma das principais cidades da civilização maia, fundada por volta do século VI d.C., na península de Yucatán, no México. Era um centro político, religioso e comercial, que abrigava templos, palácios, observatórios e campos de jogo de bola.

Chichén Itzá (México) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Omar Zetina/Pexels

A pirâmide de Kukulcán, conhecida como El Castillo, é o monumento mais emblemático do local, com 30 metros de altura e quatro escadarias que representam os 365 dias do ano. Chichén Itzá é considerada um Patrimônio Mundial da Unesco, e uma das maiores atrações turísticas do México.

Machu Picchu (Peru)

Machu Picchu é uma cidade inca, construída no século XV, a 2.400 metros de altitude, nos Andes peruanos. Era um santuário religioso e um centro administrativo, que contava com palácios, templos, fontes e terraços agrícolas. Foi abandonada após a invasão espanhola, e redescoberta em 1911 pelo explorador americano Hiram Bingham.

Machu Picchu (Peru) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Eddie Kiszka/Pexels

Machu Picchu é considerada uma das obras-primas da arquitetura e da engenharia inca, e também um Patrimônio Mundial da Unesco. É um dos destinos mais visitados do Peru, e um dos lugares mais misteriosos e fascinantes do mundo.

Muralha da China (China)

A Muralha da China é a maior estrutura feita pelo homem, com cerca de 21 mil quilômetros de extensão, que atravessa o norte da China. Foi construída entre os séculos III a.C. e XVII d.C., por diferentes dinastias imperiais, com o objetivo de proteger o território chinês das invasões dos povos nômades do norte.

Muralha da China (China) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Stijn Dijkstra/Pexels

A muralha é composta por muros, torres, fortalezas e passagens, e é considerada uma obra-prima da arquitetura e da engenharia militar. É também um Patrimônio Mundial da Unesco, e um dos locais mais visitados da China.

Petra (Jordânia)

Petra é uma cidade antiga, esculpida na rocha, que fica no deserto da Jordânia. Foi fundada por volta do século VI a.C., pelo povo nabateu, que dominava o comércio de especiarias na região. Era uma cidade rica e cosmopolita, que possuía templos, tumbas, teatros e aquedutos.

Petra (Jordânia) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Abdullah Ghatasheh/Pexels

Foi abandonada após a conquista romana, e redescoberta em 1812 pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt. Petra é considerada uma das maravilhas da arquitetura e da arte nabateia, e também um Patrimônio Mundial da Unesco. É um dos locais mais impressionantes e mágicos do mundo.

Taj Mahal (Índia)

O Taj Mahal é um mausoléu de mármore branco, que fica na cidade de Agra, na Índia. Foi construído entre 1632 e 1653, pelo imperador mogol Shah Jahan, em homenagem à sua esposa favorita, Mumtaz Mahal, que morreu ao dar à luz o seu 14º filho.

Taj Mahal (Índia) - Maravilha do mundo moderno
Foto de Hugo Sykes/Pexels

O Taj Mahal é considerado uma das obras-primas da arquitetura islâmica, e um dos monumentos mais belos e românticos do mundo. É também um Patrimônio Mundial da Unesco, e um dos locais mais visitados da Índia.

Cristo Redentor (Brasil)

O Cristo Redentor é uma estátua de Jesus Cristo, com os braços abertos, que fica no topo do morro do Corcovado, a 710 metros de altura, no Rio de Janeiro. Foi inaugurada em 1931, após uma campanha de arrecadação de fundos liderada pela Igreja Católica, para comemorar o centenário da independência do Brasil.

Cristo Redentor é uma delas - Maravilha do mundo moderno
Foto de Andre Manuel-pexels

A estátua tem 38 metros de altura, e é feita de concreto armado e pedra-sabão. É um dos principais cartões-postais do Brasil, e um símbolo de fé e acolhimento. Do alto do Corcovado, é possível ter uma vista panorâmica da cidade maravilhosa.

Veja também: 10 Curiosidades sobre a História do Cristo Redentor

Conclusão

As 7 maravilhas do mundo moderno são lugares que merecem ser conhecidos e admirados, pois revelam a capacidade criativa e a diversidade cultural da humanidade. Elas são testemunhas de diferentes épocas, civilizações e estilos, que marcaram a história e a geografia do planeta. Elas são, sem dúvida, fontes de inspiração e de aprendizado para todos nós.

Referências: WikipédiaNew7Wonders

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você.

Compartilhe este artigo
Siga:
Matheus Felipe é criador de conteúdos em blogueirinho.com, tem 32 anos, mora em Brasília. Formado em Assistente Administrativo, Designer Gráfico e Marketing Digital. Desde 2006 venho contribuindo para a internet com conteúdos valiosos e criativos.
Fechar