10 Curiosidades sobre a História do Cristo Redentor

Matheus Felipe
9 min
Foto: Cleber Vallin/Wikimedia Commons

O Cristo Redentor é um dos monumentos mais famosos e visitados do Brasil e do mundo. Ele é considerado uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e um símbolo de fé e esperança para milhões de pessoas. Mas você sabe como ele foi construído e quais são os seus segredos?

Neste artigo, vamos te contar 10 curiosidades sobre a história do Cristo Redentor que você talvez não conheça. Confira!

 1. A ideia original era diferente

O projeto do Cristo Redentor surgiu em 1920, quando o então prefeito do Rio de Janeiro, Pereira Passos, sugeriu que se construísse um monumento para celebrar o primeiro centenário da abolição da escravatura.

O artista francês Paul Landowski foi contratado para projetar a estátua. Ele viajou ao Brasil para se inspirar e criou um design inovador: uma figura humana com as mãos estendidas para os céus e os braços abertos para abraçar o mundo.

No entanto, o design original incluía uma cruz na mão direita e um globo terrestre na mão esquerda, que foram descartados posteriormente.

A concepção inicial para o monumento foi modificada no projeto original, a figura de Jesus Cristo empunharia em sua mão direita um globo e na esquerda uma cruz-
A concepção inicial para o monumento foi modificada no projeto original, a figura de Jesus Cristo empunharia em sua mão direita um globo e na esquerda uma cruz — Foto: Projeto original de Heitor da Silva Costa para o Cristo Redentor / Revista da Semana, 1º de setembro de 1923

2. A construção foi financiada por doações

A construção do Cristo Redentor foi financiada por contribuições de todo o Brasil e também de outros países. A obra custou cerca de 2.500 contos de réis, o equivalente a R$ 9,5 milhões hoje em dia.

A campanha para arrecadar os fundos foi liderada pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, que contou com o apoio de diversas instituições e personalidades, como o jornalista Assis Chateaubriand e o escritor Coelho Neto.

3. A estátua foi construída na França e transportada em pedaços

A estátua do Cristo Redentor foi esculpida em pedra-sabão, um material resistente e fácil de moldar. O trabalho foi feito na França, pelo escultor Paul Landowski e sua equipe, que levaram cerca de cinco anos para concluir a obra.

Construção da estátua do Cristo Redentor no morro do Corcovado
Foto: HurbBrasil

A estátua foi dividida em 75 peças, que foram transportadas de navio até o Brasil. As peças foram montadas no topo do morro do Corcovado, a 710 metros de altura, com a ajuda de um trem e de um guindaste.

4. A inauguração foi adiada por causa do mau tempo

A inauguração oficial do Cristo Redentor estava prevista para o dia 21 de outubro de 1931, mas teve que ser adiada por causa do mau tempo. A chuva e a neblina impediram que a estátua fosse iluminada, como estava planejado.

A cerimônia foi realizada no dia seguinte, 12 de outubro, com a presença do presidente Getúlio Vargas, do cardeal Dom Sebastião Leme e de milhares de pessoas. A iluminação foi acionada por um rádio-transmissor instalado na Itália, pelo cientista Guglielmo Marconi.

5. A estátua tem um coração de pedra

Uma das curiosidades mais surpreendentes sobre o Cristo Redentor é que ele tem um coração de pedra. Sim, é isso mesmo. Dentro da estátua, há um coração esculpido em pedra-sabão, o mesmo material do exterior.

Cristo Redentor possui um coração de pedra
Foto: brasilescola

O coração fica no nono andar do monumento e pode ser visto por uma abertura na parte de trás. Dentro dele, há uma garrafa com os nomes das famílias dos operários que trabalharam na construção do Cristo Redentor.

6. A estátua tem um sistema de monitoramento e proteção

Para garantir a segurança e a conservação do Cristo Redentor, a estátua conta com um sistema de monitoramento e proteção. O sistema inclui câmeras, sensores, alarmes, para-raios e extintores.

Além disso, há uma equipe de manutenção que faz a limpeza e os reparos necessários na estrutura. O Cristo Redentor também recebe periodicamente uma camada de resina impermeabilizante, que protege a pedra-sabão da umidade e da poluição.

7. A estátua já sofreu alguns danos ao longo dos anos

Apesar de toda a proteção, o Cristo Redentor já sofreu alguns danos ao longo dos anos. Em 1966, um raio atingiu a cabeça da estátua e quebrou parte da coroa de espinhos. Em 2008, outro raio danificou o dedo médio da mão direita.

cristo redentor com danos, raio e vandalizado
Foto: santuariocristoredentor

Em 2010, um ato de vandalismo pichou os braços e o rosto da estátua. Em 2014, mais um raio quebrou o dedo polegar da mão direita. Em todos os casos, os danos foram restaurados pela equipe de manutenção.

8. A estátua já mudou de cor algumas vezes

Outra curiosidade sobre o Cristo Redentor é que ele já mudou de cor algumas vezes. Isso aconteceu por causa de projetos especiais de iluminação, que usaram cores diferentes para homenagear ou conscientizar sobre alguma causa.

Por exemplo, em 2007, o Cristo Redentor ficou verde e amarelo para celebrar a escolha do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016. Em 2010, ficou rosa para apoiar a campanha do Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Em 2014, ficou vermelho para lembrar o Dia Mundial de Combate à Aids. E em 2022, o monumento ficou iluminado com as cores verde e amarela em homenagem a Pelé, rei do futebol que morreu, aos 82 anos.

Cristo-Redentor-Homenagem-a-Pele
Foto: Reprodução

9. A estátua já recebeu visitas ilustres

O Cristo Redentor já recebeu visitas ilustres de personalidades de diversas áreas, como política, religião, arte e esporte. Entre elas, podemos citar o papa João Paulo II, que abençoou a cidade do Rio de Janeiro em 1980; o presidente Barack Obama, que se emocionou ao ver a vista do Corcovado em 2011; a cantora Madonna, que posou para fotos com a estátua em 2012; e o jogador Neymar, que agradeceu a Deus pela vitória na Copa das Confederações em 2013.

Barack Obama e família vsitando o Cristo Redentor
Foto: Reprodução

10. Patrimônio da Humanidade e Maravilha do Mundo

O Cristo Redentor foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo em 2007, em uma votação popular que contou com mais de 100 milhões de votos. Ele foi o único monumento brasileiro a entrar na lista, que também incluiu a Grande Muralha da China, o Taj Mahal, a Petra, o Coliseu, o Machu Picchu e a Pirâmide de Chichén Itzá.

A escolha do Cristo Redentor como uma das novas maravilhas do mundo foi uma forma de reconhecer a sua importância histórica, cultural, religiosa e artística.

O monumento é um símbolo do Rio de Janeiro e do Brasil, e representa a fé, o amor e a esperança de milhões de pessoas. Ele também é um Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, desde 2012, como parte do conjunto de paisagens culturais do Rio de Janeiro.

Conclusão

O Cristo Redentor é um monumento que encanta e surpreende quem o visita. Ele é uma obra de arte, uma expressão de fé e um símbolo de amor. Ele tem uma história rica e curiosa, que revela os seus desafios, os seus segredos e as suas transformações.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer essas 10 curiosidades sobre a história do Cristo Redentor e que elas tenham despertado a sua vontade de visitá-lo pessoalmente.

Comentários

Quando você compra por meio de links em nosso site podemos ganhar uma comissão de afiliados sem nenhum custo para você.

Compartilhe este artigo
Siga:
Matheus Felipe é criador de conteúdos em blogueirinho.com, tem 32 anos, mora em Brasília. Formado em Assistente Administrativo, Designer Gráfico e Marketing Digital. Desde 2006 venho contribuindo para a internet com conteúdos valiosos e criativos.
Fechar