O natal é uma época de celebração, união e alegria, mas também pode ser uma fonte de conflitos, estresse e frustração se você não tomar alguns cuidados. Para evitar que o seu natal em família se transforme em um pesadelo, confira a seguir 10 coisas que você não deve fazer nessa data especial.
1. Não chegue atrasado ou saia mais cedo
Uma das formas de demonstrar respeito e consideração pelos seus familiares é chegar no horário combinado e ficar até o final da festa. Chegar atrasado ou sair mais cedo pode passar a impressão de que você não se importa com os outros ou que tem algo melhor para fazer. Além disso, você pode perder momentos importantes de confraternização e diversão.
2. Não exagere na bebida
Beber com moderação é uma forma de relaxar e se divertir, mas exagerar na dose pode trazer problemas. Você pode ficar alterado, falar demais, fazer comentários inconvenientes, se envolver em brigas ou até passar mal. Por isso, controle o seu consumo de álcool e saiba a hora de parar.
3. Não discuta sobre política, religião ou futebol
Esses são temas polêmicos que podem gerar debates acalorados e desentendimentos entre os familiares. Evite entrar em discussões sobre esses assuntos, especialmente se você sabe que há divergências de opinião na família. Respeite as diferenças e foque em assuntos mais leves e positivos.
4. Não critique a comida, a decoração ou os presentes
Quem organiza uma festa de natal geralmente se esforça para agradar a todos e fazer tudo com capricho. Por isso, não seja ingrato ou mal-educado e não critique a comida, a decoração ou os presentes que você recebeu. Agradeça pela hospitalidade e pelo carinho e elogie o que você gostou.
5. Não fique no celular o tempo todo
O natal é uma oportunidade de se desconectar um pouco das redes sociais e se conectar com as pessoas que estão ao seu redor. Não fique no celular o tempo todo, ignorando as conversas e as brincadeiras. Participe da festa, interaja com os familiares, tire fotos, jogue, dance, ria. Aproveite o momento presente.
6. Não faça comparações entre os familiares
Comparar os familiares entre si é uma forma de gerar inveja, ressentimento e competição. Não faça comentários do tipo “Fulano é mais bonito do que Ciclano”, “Beltrana é mais bem-sucedida do que Fulana”, “Ciclano tem mais sorte do que Beltrana”. Cada um tem suas qualidades e seus desafios e merece ser valorizado pelo que é.
7. Não traga assuntos mal resolvidos do passado
O natal não é a hora de trazer à tona assuntos mal resolvidos do passado, como mágoas, brigas, dívidas ou traições. Isso pode estragar o clima da festa e causar constrangimento e mágoa. Se você tem algo a resolver com alguém, procure um momento mais adequado e privado para conversar.
8. Não force a barra para que todos façam o que você quer
O natal é uma festa coletiva e cada um tem seus gostos e preferências. Não force a barra para que todos façam o que você quer, como assistir a um filme que você escolheu, jogar um jogo que você gosta ou ouvir uma música que você adora. Seja flexível e democrático e aceite as sugestões e opiniões dos outros.
9. Não seja egoísta ou mesquinho
O natal é uma época de generosidade, solidariedade e amor ao próximo. Não seja egoísta ou mesquinho e compartilhe o que você tem com os outros. Não fique com a melhor fatia do peru, não pegue o maior pedaço do bolo, não esconda o presente que você queria. Seja gentil e cordial e pense no bem comum.
10. Não esqueça o verdadeiro significado do natal
O natal é mais do que uma festa de troca de presentes e comilança. É uma celebração do nascimento de Jesus Cristo, o filho de Deus que veio ao mundo para nos salvar. Não esqueça o verdadeiro significado do natal e agradeça a Deus pela sua vida, pela sua família e pelas suas bênçãos. Reze, cante, abrace, perdoe, ame. Faça do natal um momento de paz, fé e esperança.