O caminhão da Coca-Cola é um dos símbolos mais famosos do Natal, que encanta crianças e adultos com suas luzes e cores. Mas você sabe como surgiu essa tradição e quais são os modelos dos caminhões usados pela marca?
Confira a seguir algumas curiosidades sobre o caminhão da Coca-Cola.
1. A origem do caminhão da Coca-Cola
O caminhão da Coca-Cola foi visto pela primeira vez na televisão em 1995, em um comercial chamado “Christmas Caravan”.
O anúncio mostrava uma caravana de caminhões vermelhos iluminados que levavam o Papai Noel e a magia do Natal pelo mundo.
O comercial foi criado pela agência W.B. Doner e os efeitos especiais foram feitos pela Industrial Light and Magic, a mesma empresa que trabalhou nos filmes Star Wars.
2. Os modelos dos caminhões da Coca-Cola
Os caminhões usados no primeiro comercial eram da marca Freightliner, modelo FLD 120, com cabine do tipo Daycab, sem cama. Esses caminhões eram usados pela própria Coca-Cola para distribuir seus produtos.
Nos anos seguintes, a marca usou outros modelos de caminhões, como o Kenworth T800, o Volvo FH e o Mercedes-Benz Actros.
Atualmente, a Coca-Cola usa o Mercedes-Benz Actros 2651, um caminhão moderno e tecnológico, que conta com recursos como piloto automático adaptativo, assistente de frenagem de emergência e câmera digital no lugar do retrovisor.
3. A repercussão do caminhão da Coca-Cola
O caminhão da Coca-Cola se tornou um sucesso mundial e passou a fazer parte das campanhas de Natal da marca em mais de 100 países.
Além dos comerciais, a Coca-Cola também promove a Caravana de Natal, um evento que leva os caminhões iluminados para diversas cidades, onde as pessoas podem tirar fotos, ganhar brindes e ver o Papai Noel.
A Caravana de Natal começou em 1997, nos Estados Unidos, e chegou ao Brasil em 2001.
4. A polêmica do caminhão da Coca-Cola
Apesar de ser um ícone natalino, o caminhão da Coca-Cola também já gerou polêmica.
Em 2015, um parlamentar da cidade de Leicester, na Inglaterra, tentou impedir a visita do caminhão à sua região, alegando que ele incentivava o consumo de refrigerantes açucarados e contribuía para a obesidade infantil.
No entanto, a maioria da população foi contra a proibição e o caminhão foi recebido com festa.
5. A curiosidade do caminhão da Coca-Cola
Uma curiosidade sobre o caminhão da Coca-Cola é que ele já foi dirigido por um fã da marca. Em 2016, Matt Smith, um jovem britânico que sofria de fibrose cística, fez uma campanha nas redes sociais para realizar o seu sonho de dirigir o caminhão da Coca-Cola.
A Coca-Cola viu as suas mensagens e o convidou para pilotar o veículo por um trecho de 70 km. Matt Smith foi o primeiro e único membro do público a dirigir o caminhão da Coca-Cola.
E você, achou interessante essas curiosidades? Compartilhe com seus amigos!